Browsing by Author "Matos, Ana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Álgebra no ensino básicoPublication . Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, AnaO presente livro constitui um material de apoio ao trabalho dos professores do ensino básico no âmbito da Álgebra, abordando os temas Álgebra e pensamento algébrico, orientações curriculares para o ensino da álgebra, relações, sequências e regularidades, símbolos e expressões algébricas, equações do 1.º grau, funções, sistemas de equações, equações do 2.º grau e inequações.
- Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Ana; Linhares, Elisabete; Correia, Marisapromoção de capacidades de pensamento crítico é essencial para existir uma verdadeira apropriação dos conhecimentos, pois a sua utilização permite aos alunos contactarem com a informação de um modo mais profundo. Dotar os alunos de pensamento crítico constitui-se como fundamental não só devido à utilização de conhecimento científico, mas também pelo exercício de uma cidadania responsável, por ser a base para o questionamento dos argumentos que nos são apresentados. Assim, o pensamento crítico pode ser considerado essencial, para a aprendizagem nas diferentes áreas curriculares e para o exercício de uma cidadania responsável dos alunos. Esta investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivos verificar se a utilização de atividades e estratégias construídas com o intuito de desenvolver o pensamento crítico contribuem efetivamente para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente titular da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente a esta experiência de ensino centrada em atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Para este efeito, foram implementadas três atividades do tipo prático-experimental e uma atividade prática de resolução de problemas. Constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico propostas, verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento crítico.
- A fecundação vista através do desenho: conceções de alunos do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Linhares, Elisabete; Matos, Ana; Aperta, Daniela; Correia, Filipa
- Sequências e funçõesPublication . Ponte, João Pedro da; Matos, Ana; Branco, Neusa Cristina VicenteEste conjunto de materiais de apoio constitui uma sugestão de organização do ensino-aprendizagem proporcionada ao professor para os tópicos de Sequências e regularidades e Funções, habitualmente ensinados no 7.º ano de escolaridade.