Browsing by Author "Matias, Joana"
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- O lúdico nas aulas de Educação FísicaPublication . Matias, JoanaResumo O professor ao integrar a componente lúdica no Programa Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico tem a oportunidade de criar uma maior envolvência dos alunos na aula. Esta envolvência pode reflectir-se nas suas aprendizagens. No ano lectivo 2009/2010 pretendeu-se leccionar e planificar todas as aulas de Educação Física, com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Alcobaça, com base em jogos e actividades lúdicas, cumprindo o Programa Nacional do 1º Ciclo do Ensino Básico e foi também realizado um estudo com os alunos que frequentam o 2º ano de escolaridade sobre a influência que a componente lúdica pode ter nas aulas de Educação Física. Para a realização deste estudo foram comparadas as tabelas de avaliação do ano lectivo 2008/2009 com as do ano lectivo 2009/2010, pois num dos anos lectivos foi utilizada uma abordagem exclusivamente lúdica, enquanto que no outro ano a abordagem não foi exclusivamente lúdica e muitos conteúdos foram abordados através de actividades analíticas. Esta comparação permite-nos verificar se a componente lúdica influencia a aprendizagem e o interesse dos alunos pelas actividades da aula. Com este estudo concluiu-se que no ano lectivo 2009/2010 os alunos obtiveram melhores resultados e tiveram melhores atitudes, através do lúdico os alunos empenharam-se nas aulas de Educação Física de uma forma espontânea, o que os faz criar gosto pela prática da actividade física que é muito importante para um futuro mais saudável. Este documento pode servir de apoio aos docentes da disciplina de Educação Física e a futuros estudos que sejam realizados, visto que, a disciplina de Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico é uma realidade recente nas escolas portuguesas.
- Psychological wellbeing, satisfaction with life and optimism in sports managersPublication . Gonzaga, Luís; Morgado, Sónia; Matias, JoanaIn the discourse of its managers, the competitiveness of national sport is increasingly relative, or captive, to the constraints of competitiveness of the respective national economy with an obvious impact on productivity of sports associations and clubs, reflecting a market of very unequal competition. Now, if in the modern conception of happiness, the material aspect plays a major character, the positive subjective experience, usually linked to performance and sports productivity, should result therefore from immaterial and intangible capital consisting in human potential and virtues that interests to study.