Browsing by Author "Madeira, Ana"
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- Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção FamiliarPublication . Figueiredo, Maria; Madeira, Ana; Reis, Alcinda; Santos, Maria; Santiago, Maria; Ferreira, Maria; Dias, HéliaEnquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências Deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão Empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.
- Multiculturalidade e doença agudaPublication . Reis, Alcinda; Madeira, AnaNos contextos de cuidados de saúde nacionais regista-se nos últimos anos uma afluência considerável de pessoas com diferentes origens culturais, enfatizada por diferentes autores (Fonseca, Silva, Esteves & McGarrigle, 2009; Reis, 2015) e que colocam aos profissionais, dificuldades específicas na interação e cuidados, relacionadas com o desconhecimento de caraterísticas étnicas e culturais e da sua mobilização em contexto clínico. Estas pessoas serão entendidas neste capítulo como imigrantes, isto é – pessoas originárias de um outro país diferente daquele que os acolhe – em relação às quais se espera que sejam detentoras ou estejam em processo de aquisição de título de residência, incluindo-se os estrangeiros a quem foi prorrogada a sua permanência com uma longa duração, procurando-se a sua integração em Portugal (SEF, 2015; 2017). O conceito de multiculturalidade, surge aqui enquadrado aos contextos de cuidados de saúde onde se pode constatar a diversidade cultural como uma situação de facto e/ou estado das coisas, como sugerem Reis e Costa (2014) e Reis (2015) nos diferentes contextos multiculturais.