Browsing by Author "Loureiro, Diana"
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- Desporto integrador: Desenvolvimento de um programa psicossocialPublication . Loureiro, DianaRESUMO A intervenção psicológica em contextos desportivos poderá ter como objetivos centrais a promoção do desenvolvimento e crescimento psicológico dos indivíduos e/ou grupos desportivos, e por outro lado, a promoção e otimização do rendimento individual e/ou coletivo (Weinberg & Gould, 2001). O presente relatório de estágio tem por objetivo principal o desenvolvimento de um programa psicossocial junto das jogadoras da equipa de rugby, em consonância com os objetivos da Escolinha de Rugby da Galiza onde pretendem consolidar um espaço de intervenção comunitário através do Rugby, desenvolvido para a formação humana e desportiva das crianças e jovens. É também nosso propósito assessorar o treinador na sua função e intervir junto das atletas de forma a melhorar e optimizar o rendimento das mesmas. A equipa participante no estágio é constituída por 18 atletas com idades compreendidas entre os 13 e os 27 anos, sendo que apenas 10 fazem parte do grupo que constitui a amostra. Os resultados mostraram que o nível médio de competências pessoais e sociais baixaram bem como o nível médio de competências de cada jogadora. Os resultados do treinador mostram um aumento no comportamento democrático bem como do treino-instrução. Pelo contrário, o comportamento de reforço, suporte social e autocrático revelam ligeiras diminuições desde a primeira avaliação realizada. O processo de estágio inclui a realização de uma ação na comunidade com o tema “Treinar é Educar!”, onde pretendemos que os preletores desenvolvam sobre a educação de valores no desporto, mais especificamente, o que os treinadores e demais educadores podem e devem fazer e como atuar nessa formação pessoal e social.
- Imitação de uma tarefa de equilíbrio estático em jovens de 14-15 anos de idade: estudo exploratório sobre neurónios espelhoPublication . Loureiro, Diana; Alves, Jénifa; Hilário, Vanda; Branco, Marco A. C.; Catela, DavidA imitação é um potente instrumento de aprendizagem. Recentemente, foram descobertos neurónios que são activados quando observamos a execução de uma tarefa motora e quando a realizamos. Este suporte neuronal vem reforçar a importância da imitação na aquisição de habilidades motoras. Fomos verificar se jovens de 14-15 anos de idade revelavam melhor prestação numa tarefa de equilíbrio estático quando podiam observar a execução, em oposição a uma situação em que só recebiam instrução verbal. Os jovens equilibraram-se sobre uma bola suíça em 3 condições: (i) após instrução; (ii) após observação da execução por outro, e (iii) e em simultâneo com a observação da execução por outro. Os participantes obtiveram significativamente maior tempo em equilíbrio na condição após observação que nas restantes duas; e, individualmente a maior frequência de melhor tempo foi nesta condição e a frequência de pior tempo na condição em que não tiveram acesso a observação. Os resultados suportam parcialmente a hipótese do envolvimento de neurónios espelho.
- Responsabilidade Pessoal e Social no Desporto – estudo da relação da motivação intrínseca, competência, enjoyment, orientação motivacional e clima motivacional, em função dos géneros.Publication . Loureiro, DianaRESUMO Atualmente, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco é cada vez maior, o que leva à necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem-sucedidos durante a adolescência, juventude e enquanto adultos (Danish, 1997). O contexto desportivo é propício para uma educação informal, que pode contribuir para o desenvolvimento positivo, quer do jovem quer da comunidade (Santos & Gonçalves, 2012). Neste sentido, surgem os programas desportivos de intervenção psicológica com o intuito de desenvolver e melhorar as competências das crianças e jovens. Baseado no modelo de responsabilidade pessoal e social de Hellison, pretendemos realizar a adaptação e validação do instrumento Personal and Social Responsibility Questionnaire de Li, Wright, Rukavina e Pickering (2008); verificar se os participantes masculinos com maiores níveis de responsabilidade pessoal e social, apresentam maior motivação intrínseca, interesse (enjoyment), competência, clima e orientação motivacional para tarefa; e averiguar se existe uma correlação significativamente positiva entre a responsabilidade pessoal e social e a motivação intrínseca, competência, interesse, orientação e clima motivacional para a tarefa, em função dos géneros. Participaram 276 atletas, com idades compreendidas entre os 9 e 16 anos (M=13,32; DP=1,75), praticantes de modalidades coletivas. Foram utilizadas as versões portuguesas do Questionário de Responsabilidade Pessoal e Social no Desporto, o Questionário de Regulação do Comportamento no Exercício Físico (motivação intrínseca), o Inventário de Motivação Intrínseca (interesse e competência), o Questionário de Orientação para a Tarefa e para o Ego no Desporto e o Clima Motivacional para Jovens. Os resultados da análise fatorial exploratória suportam a estrutura de dois fatores, com índices de consistência interna aceitáveis (fator 1 α=0,80; fator 2 α=0,80). Os resultados exibem diferenças entre os géneros para a competência, interesse, orientação para o ego e responsabilidade social. As raparigas apresentam maior nível de responsabilidade social, não existindo diferenças para a responsabilidade pessoal. Os rapazes desenvolvem mais crenças positivas acerca da sua capacidade de autocontrolo e resistência perante a pressão dos pares, comparativamente às raparigas. Os resultados sugerem que os indivíduos do género masculino que apresentam maiores níveis de competência também têm maior nível de interesse pela atividade desempenhada. A responsabilidade pessoal apresenta correlações significativamente positivas com todas as variáveis exceto com a orientação para o ego, nos dois géneros. Os sujeitos do género masculino preocupam-se com a sua habilidade de competência mas também de progresso e sucessos individuais, primando pela aprendizagem e melhoria de competências. No que toca às raparigas, quando preocupadas com a sua habilidade pessoal de competência como sendo superior e fundamental para o sucesso tendem a experienciar menos sentimentos de interesse.