Browsing by Author "Gelfgren, Veronica"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Fostering Sustainability Competencies in Higher Education: a Multimodal Approach Through Time2Act@SD MOOCPublication . Loureiro, Ana; Leal, Susana; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Messias, Inês; Barradas, Luís Cláudio; Tekerek, Adem; Güzel, Alper; Piki, Andriani; Gonçalves, Catarina; Simons, Joke; Mongelli, Tito; Gelfgren, Veronica; Michiels, XanderThe Time2Act@SDG Erasmus+ project aims to give higher education institutions the know-how and expertise they need to tackle the Sustainable Development Goals (SDGs) head on. The project offers three MOOC on the environment, the economy, and social issues. They provide a comprehensive approach to sustainability education that aligns with the principles of Education for Sustainable Development (ESD). The MOOC use new and creative ways to teach, including interactive content, digital tools, and hands-on learning. This helps students to think critically, solve problems, communicate, and work together. This paper looks at how the MOOC are designed and taught to see how they help students at HEIs to develop the skills they need to achieve the SDGs.
- Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education studentsPublication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, AlperA Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).