Browsing by Author "Figueiredo, Orlando"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola século XXIPublication . Figueiredo, OrlandoVivemos tempos de insegurança e incerteza face ao futuro. Não se trata de uma incerteza social mas de uma incerteza ecológica que põe em causa a sobrevivência de inúmeras espécies incluindo a nossa. No nosso quotidiano somos confrontados com situações tão críticas como as mudanças climáticas, o recurso aos transgénicos, a energia nuclear, a desflorestação, a fome e a pobreza extrema ou a sobrepopulação do planeta. Conceitos como Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Sustentabilidade fazem parte da linguagem do dia-a-dia mas nem sempre os seus significados são alvo de reflexão e crítica. Perante esta realidade social e ecológica global, a escola não pode sustentar uma atitude passiva de saberes magistrais e dogmáticos que não podem ser alvo de discussão. Não temos dúvidas que para responder a este desafio a escola tem de se reestruturar. Fazer da sala de aula um palco onde as ideias mais actuais e pertinentes sejam discutidas, reflectidas e criticadas. Só assim a escola dará um contributo real na formação de cidadãos esclarecidos, críticos e interventivos dando especial significado aos conteúdos que tem de veicular. - We live times of insecurity and uncertainty towards the future. This isn't only a matter of social uncertainty but also an ecological issue which questions the survival of several species including our own. In our daily life we must face critical situations such as climate change, transgenic agriculture, nuclear power, the deforestation, famine and extreme poverty or the planets overpopulation. Concepts like sustainable development and education for sustainability are part of nowadays speech; however, their meanings are not often the object of reflection and criticism. Bearing in mind this social and ecological global reality, school can't keep the passive attitude of dogmatic knowledge which can never be discussed. No doubt school has to restructure itself in order to respond to this challenge by making the classroom become a stage where the most actual and pertinent ideas can be discussed, reflected and criticized. Only then school will give a real contribute to educate critical, interventive and aware citizens by giving special meanings to the concepts it must convey.
- Estabelecendo pontes entre o ocidente e o oriente: um contributo da perspectiva budista na educação para a sustentabilidadePublication . Figueiredo, OrlandoO diálogo entre saberes constitui uma característica fundamental da construção do conhecimento no século XXI. Neste documento, numa tradição iniciada há cerca de trinta anos, procuramos pôr em conversa as perspectivas da ciência ocidental e do budismo mahayana tendo por objectivo perceber qual o contributo que esta tradição filosófica pode dar para o desenvolvimento de sociedades sustentadas, e na mediação da relação da humanidade com o ecossistema global e consigo própria. Procedemos à discussão recorrendo a alguns conceitos fundamentais da mundividência budista e relacionando-os com Princípios do Movimento Ecologia Profunda, de Arne Naess, e com a Teoria de Gaia, de James Lovelock. Por fim analisamos alguns frutos deste diálogo ao nível da educação para a sustentabilidade. - Dialogue among cultures is a main characteristic on the knowledge construction in the 21st century societies. In this document, following a tradition started around thirty years ago, we try a conversation between western science and eastern Mahayana Buddhist school. The goal of this conversation is to find what contribute this philosophical tradition may give to the development of sustained societies and to the mediation of the disturbed relation between the human kind and the global ecosystem and the human kind with itself. We proceed with the discussion by analysing some Buddhist concepts and relating them with the principles of the Deep Ecology Movement and with Gaia’s Theory from James Lovelock. We finish analysing some fruits born from this dialogue and their implications on education for sustainability.