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Abstract(s)
Vivemos tempos de insegurança e incerteza face ao futuro. Não se trata de uma
incerteza social mas de uma incerteza ecológica que põe em causa a sobrevivência de
inúmeras espécies incluindo a nossa. No nosso quotidiano somos confrontados com
situações tão críticas como as mudanças climáticas, o recurso aos transgénicos, a
energia nuclear, a desflorestação, a fome e a pobreza extrema ou a sobrepopulação
do planeta. Conceitos como Desenvolvimento Sustentável e Educação para a
Sustentabilidade fazem parte da linguagem do dia-a-dia mas nem sempre os seus
significados são alvo de reflexão e crítica.
Perante esta realidade social e ecológica global, a escola não pode sustentar
uma atitude passiva de saberes magistrais e dogmáticos que não podem ser alvo de
discussão. Não temos dúvidas que para responder a este desafio a escola tem de se
reestruturar. Fazer da sala de aula um palco onde as ideias mais actuais e pertinentes
sejam discutidas, reflectidas e criticadas. Só assim a escola dará um contributo real na
formação de cidadãos esclarecidos, críticos e interventivos dando especial significado
aos conteúdos que tem de veicular. - We live times of insecurity and uncertainty towards the future. This isn't only a
matter of social uncertainty but also an ecological issue which questions the survival of
several species including our own. In our daily life we must face critical situations such
as climate change, transgenic agriculture, nuclear power, the deforestation, famine and
extreme poverty or the planets overpopulation. Concepts like sustainable development
and education for sustainability are part of nowadays speech; however, their meanings
are not often the object of reflection and criticism.
Bearing in mind this social and ecological global reality, school can't keep the
passive attitude of dogmatic knowledge which can never be discussed. No doubt
school has to restructure itself in order to respond to this challenge by making the
classroom become a stage where the most actual and pertinent ideas can be
discussed, reflected and criticized. Only then school will give a real contribute to
educate critical, interventive and aware citizens by giving special meanings to the
concepts it must convey.
Description
Keywords
Controvérsia Educação para a sustentabilidade Assuntos sociocientíficos Ecologia Desenvolvimento sustentável
Citation
FIGUEIREDO, Orlando - A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola século XXI. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.3-23
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação