Browsing by Author "Constantino, Jorge"
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- Contributos para o estudo do capital social no contexto de comunidades virtuais de participaçãoPublication . Constantino, Jorge; Gouveia, LuisNo âmbito de um projeto de investigação, estamos interessados em compreender as potencialidades das comunidades virtuais para o fomento de comunidades locais de participação, explorando os fatores determinantes da criação de capital social e as consequências da sua acumulação nesse tipo de comunidades. Este artigo começa por situar esse interesse no contexto da nova economia e por apresentar os conceitos de comunidade virtual e de e-Participação. De seguida apresenta uma revisão bibliográfica, expondo as principais perspetivas sobre capital social e discutindo as razões para a existência de tantas dificuldades na definição desse conceito. O artigo termina abordando a questão da medição do capital social e da importância dos mecanismos de comparabilidade. A preocupação central do artigo reside na procura do estabelecimento de pontes de ligação entre o uso do conceito de capital social em comunidades físicas e em comunidades virtuais e na identificação de algumas questões a integrar numa agenda de investigação.
- Os Jogos da Mimocas. Um software educativo para a promoção do acesso das crianças com deficiência mental, aos processos de ensino/aprendizagem, no âmbito da intervenção precocePublication . Constantino, Jorge; Condeço, Teresa; Cotrim, Luisa“Os Jogos da Mimocas” é um software educacional, desenvolvido através de uma parceria estabelecida entre a APPT21(Associação Portuguesa de Portadores de Tríssomia 21) e a ESGS (Escola Superior de Gestão de Santarém), e co-financiado pelo SNRIPD (Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência). Neste artigo relata-se o desenvolvimento deste projecto, começando por apresentar, no capítulo 1, os seus objectivos e, no capítulo 2, o enquadramento teórico que serviu de moldura à sua concepção. No capítulo 3 é feita uma descrição sobre a concepção e o desenvolvimento da aplicação, estando já disponível uma versão Demo, de distribuição gratuita. No capítulo 4 é feita uma descrição da forma como este software tem sido usado na APPT21 e é feita uma pré-valiação dos resultados já obtidos com essa utilização. Finalmente, no capítulo 5 traçam-se algumas pistas relacionadas com o desenvolvimento futuro desta experiência e no capítulo 6 apresentam-se algumas ideias que a experimentação feita permite desde já antever como conclusões do processo.
- A minha aldeia é todo o mundo:uma reflexão sobre a participação cívicaPublication . Constantino, Jorge; Gouveia, LuisO uso de meios eletrónicos para suporte à atividade do governo e da administração pública central e local, permite que o Estado desenvolva com os cidadãos novas formas de relacionamento. Entre estas, destaque para a interação direta e mediada eletronicamente entre cada cidadão ou grupo de cidadãos que o pretenda e os diferentes organismos públicos, dando dessa modo lugar a uma nova proposta de participação pública designada por e-participação. O trabalho apresenta uma reflexão sobre este novo paradigma de participação cívica e sobre o seu contributo para a melhoria dos processos e das estruturas democráticas, destacando-se o potencial que possui para a melhoria da qualidade da própria democracia.
- Um software educativo para a promoção das competências cognitivas e comunicativas nas crianças com deficit cognitivoPublication . Constantino, Jorge; Condeço, Teresa; Cotrim, LuisaWith the financial support of the Portuguese Department for Rehabilitation of Disabled People, the Down’s Syndrome Portuguese Association together with the Higher School for Management of Santarém, have developed na educational software which is a well designed, interactive educational game providing hours of entertainment while enabling youngsters to play-andlearn. This package is aimed at children from 18 months onwards who have learning and communication disabilities. “Os Jogos da Mimocas” were purposefully conceived to be used with children with special needs, especially children with Down syndrome, and it: a) Promotes comprehensive and expressive language development, verbal short-term memory as well as auditory and visual discrimination; b) Develops speech intelligibility - print can be used from as early as two years of age to support language learning; c) Accelerates mastery of grammar and sentence building by the interactive use of visual material whilst enhancing visual and spatial processing based activities; d) Teaches Down’s syndrome youngsters how to read by means of a visual learning process. This program is based on the one used at the Sarah Duffen Centre, in Portsmouth, and promoted by Drª Sue Buckley (University of Portsmouth). This software can be used to: promote semantic comprehension, by increased comprehensive and expressive vocabulary and categorizations; promote reading ability, trough visual memorization of words; promote spatial awareness and sexual identification; promote the development of auditory discrimination and visual memory trough visual memorization and discrimination of words; promote sequential thinking and accelerate mastery of lexicon. The Portuguese Education Ministry has awarded “Os Jogos da Mimocas” a prize for one of the best educational software of the year.
- Towards an e-participation engine:where people take placePublication . Constantino, JorgeThe usage of electronic means to support the government’s and public administration’s central and local activities, allows the state to develop new ways of interacting with the citizens. Among these, we must stress the direct and electronically mediated interaction between each citizen or group that so wishes and the different public institutions, permitting a new public commitment called e-participation. This paper aims at pondering upon this new model of civic involvement and its contribution to improve the processes and the democratic structures, highlighting its potential to improve the quality of democracy itself.
