Browsing by Author "Campos, Nelson"
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- Formar para o ensino do portugués em São Tomé e Príncipe: DesafiosPublication . Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Campos, NelsonEm São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido o Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico, apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este Projeto, entre outras finalidades, visa promover uma maior qualidade das práticas educativas, apoiando a formação dos docentes que trabalham neste nível de ensino. É neste contexto que se está a proceder à construção de documentos de apoio à formação de professores para o ensino da língua portuguesa da 1ª à 6ª classes. Uma das questões que desde logo se colocou às equipas envolvidas no projeto, partindo das observações feitas no terreno e das informações fornecidas pelos professores santomenses, prende-se com a influência, nas competências comunicativas das crianças e, consequentemente, na aprendizagem escolar do português, dos vários crioulos existentes no país, crioulos esses que as crianças falam, com maior ou menor fluência, no contexto extra- escolar. Não existindo ainda descrições linguísticas dos crioulos, que mesmo do ponto de vista da escrita estão ainda pouco consolidados (só recentemente foi aprovado no parlamento do país o alfabeto unificado para os crioulos), o estudo das suas influências nos desempenhos em língua portuguesa é, também, praticamente inexistente. Assim, no contexto deste projeto, pretendemos começar a equacionar esta questão, reconhecendo a sua importância para a aprendizagem da língua portuguesa pelas crianças e tornando-a presente e objeto de reflexão para os docentes. É nosso objetivo, nesta comunicação, dar conta do modo como estamos a abordar esta temática e dos desafios que importa colocar aos professores, no sentido de melhor os consciencializar para esta problemática e de lhes fornecer algumas estratégias para reforçarem o sucesso na aprendizagem da língua portuguesa pelos seus alunos.
- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – Guia de formação inicialPublication . Vasconcelos, Alberto; Fonseca, Ana; Silva, Antónia; Fernandes, Esmael; Sousa, Inácia; Mata, Leonilda; Santos, Leonor; Teixeira, Madalena; Campos, Nelson; Major, TibúrciaO documento que se apresenta pretende servir de suporte para a atividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a reflectir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio.
- Metodologia do ensino da língua portuguesa: Guia de formação inicialPublication . Fernandes, Esmael; Sousa, Inácia; Silva, Antónia Luisa; da Mata, Leonilda; Campos, Nelson; Vasconcelos, Alberto; Rosa, AdelinaO documento que agora se apresenta pretende servir de suporte para a atividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a refletir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio. Assim, na Parte I do documento, abordam-se aspetos gerais da gestão curricular da disciplina de Língua Portuguesa, com particular destaque para a temática da planificação da ação docente.