Publicações de eventos científicos_ESES
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Browsing Publicações de eventos científicos_ESES by Author "Amaral, Carolina"
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- A contraceção na sexualidade de alunos do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaral, Carolina; Chipenda, Catarina; Carvalho, Sara; Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoA Educação Sexual constitui um campo de estudo de grande importância. Contudo, a investigação mostra que ainda persistem lacunas na sua abordagem ao nível escolar, principalmente nos níveis iniciais de ensino. É importante que conteúdos como a sexualidade, contraceção e planeamento familiar sejam abordados no 2.º Ciclo do Ensino Básico para um desenvolvimento mais harmonioso de cada indivíduo. Assim, este estudo teve como objetivos: a) Conhecer as conceções de alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico acerca da sexualidade e da contraceção; e b) Identificar as necessidades de formação nesta área para os alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um inquérito por questionário em quatro turmas do 6º ano numa escola do distrito de Santarém. A análise permitiu verificar que grande parte dos inquiridos desconhece o significado de métodos contracetivos e a maioria associa o uso de métodos contracetivos apenas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Alguns alunos desconhecem quando ocorre o período fértil da mulher. Portanto, é possível concluir que grande parte dos alunos inquiridos apresenta dificuldades sobre esta temática. Estes dados remetem-nos para a importância de uma formação mais sólida dos alunos sobre Educação Sexual para que possam construir conhecimentos e competências nessa área essencial para o desenvolvimento de uma saúde plena. Este estudo alerta ainda para a importância de reforçar a formação de professores no âmbito da Educação Sexual.
- Educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo com alunos do 1.º CEB.Publication . Amaral, Carolina; Linhares, ElisabeteA educação em ciências para a cidadania procura capacitar os alunos para agir de forma responsável perante os desafios científicos e tecnológicos que se colocam à sociedade. A adoção de práticas pedagógicas orientadas para o ativismo coletivo - ação sociopolítica desenvolvida pela turma, desde cedo nas escolas, e orientadas por valores de justiça social e ética nas interações entre ciência, tecnologia e sociedade, permite o desenvolvimento de competências diversas, designadamente de investigação -identificar um problema, pesquisar e planear forma de resolução- e de intervenção (agir na sociedade). Estas premissas estiveram na origem do presente estudo de caso, de natureza qualitativa, que envolveu 26 alunos de uma turma do 3.º ano de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo compreender o impacto de práticas de ativismo fundamentado sobre uma problemática ambiental na promoção de competências de cidadania nos alunos. Os dados obtidos através de inquéritos por questionário (antes e depois do projeto), notas de campo e análise documental (trabalhos dos alunos – sínteses individuais e de grupo, bandas desenhadas e cartazes) foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os alunos assumiram um papel ativo e interventivo na comunidade escolar, envolvendo-se de forma coletiva e fundamentada com base nas pesquisas realizadas. A intervenção foi marcada por diversas iniciativas centradas na problemática ambiental estudada, envolvendo a realização de entrevistas no recreio a outros alunos da escola, uma divulgação da problemática investigada a outras turmas, bem como a realização de uma canção de sensibilização para a festa de final de ano letivo. A turma desenvolveu a sua ação na comunidade envolvente com vista a informar, sensibilizar e transformar a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar social, global, em prol da sustentabilidade do planeta. No final do projeto, a totalidade dos alunos manifestou interesse em participar na resolução de problemas ambientais que se fazem sentir na sociedade. A implementação deste projeto contribuiu para os alunos desenvolverem competências orientadas para ação com vista a uma melhoria dos problemas da sociedade e de cooperação, necessárias para o exercício da cidadania orientado por valores de democracia.