Mestrado em Atividade Física e Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Atividade Física e Saúde by Author "Coelho, Roberto Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantesPublication . Coelho, Roberto Alves; Franco, Susana; Pimenta, NunoCom a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade.