Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
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Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by Author "Cruz, Priscilla Pereira Almeida"
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- O conselho de classe como instrumento de avaliação para a prática da gestão escolar democráticaPublication . Cruz, Priscilla Pereira Almeida; Dias, PauloÉ indiscutível a importância do Conselho de Classe para a organização da gestão pedagógica no interior da escola. Sendo assim, o presente trabalho procurou estudar a relação que uma escola pública do campo e integral do Distrito Federal estabelece entre o Conselho de Classe, a avaliação institucional e a gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica, exploratória e descritiva que, após o estudo do objeto – com levantamento bibliográfico, empírico e descrição dos fatos observados – planeja intervenções posteriores para a solução dos problemas encontrados. O objetivo foi verificar se o Conselho de Classe tem sido realizado como instrumento de avaliação e legitimador da gestão escolar democrática no ambiente da escola pesquisada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados aos participantes do Conselho de Classe; realizada uma pesquisa documental, com análise de leis, diretrizes, atas de reuniões de 2017 ao segundo bimestre de 2018, Projeto Político Pedagógico da escola, bilhetes enviados aos pais e do regimento escolar; e observados os Conselho de Classe do segundo bimestre de 2018. Os dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo e pela estatística descritiva e inferencial, com auxílio do Microsoft Excel. Após a análise, foi realizada uma triangulação dos dados para compreender melhor o objeto e preencher lacunas deixadas pelos primeiros instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o Conselho de Classe não é realizado como instrumento de avaliação da prática pedagógica e não é visto como legitimador da gestão escolar democrática. No entanto, também apontam para o fato de os sujeitos estarem cientes da necessidade de mudança e para o fato de já existir um documento que pode facilitar na realização de um Conselho de Classe que atenda aos princípios da gestão escolar democrática, o Registro de Avaliação.