Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais
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Browsing Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais by Author "Cravo, Lídia"
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- Constrangimentos da tarefa e Padrão de Bipedia em bebés com hipotonia: Estudo de casoPublication . Cravo, LídiaO desenvolvimento e aperfeiçoamento do desempenho hábil de atividades motoras são tarefas de desenvolvimento importantes da infância. Tais atividades motoras são parte integrante de repertórios comportamentais das crianças e fornecem o meio através do qual as crianças exploram o seu ambiente. Segundo uma perspetiva ecológica, o comportamento humano é percebido como uma interação entre o indivíduo e o ambiente, sendo este processo dinâmico e não linear. Para além, as mudanças no desenvolvimento são influenciadas por fatores que interagem para constranger os padrões de coordenação e de controlo motor na execução das tarefas. Num estudo de caso de uma criança hipotónica, com controlo de movimento fraco, atraso das habilidades motoras e padrões de movimento motor anormais, com dez meses de idade, emparelhada com criança com desenvolvimento típico, fomos verificar se a estimulação funcional em atividades lúdicas favorecia alteração do padrão de controlo postural. Procedeu-se a análise do movimento bidimensional, das crianças em postura bípede, com análise descritiva e de recorrência das oscilações do membro inferior. Os resultados indicam que a estimulação funcional determinou redução das oscilações da articulação proximal (coxo femoral) e da sua variabilidade, com aumento determinístico, tendencialmente mais periódico e mais entrópico. Este padrão não é tão consistente nas articulações distais (joelho e tibiotársica). No segundo momento de recolha, os resultados da criança hipotónica evidenciam aproximação ao padrão de comportamento da criança controlo. Em ambas as crianças a condição de estimulação funcional determinou mudança para comportamento mais periódico e entrópico. Os resultados sustentam a hipótese de que uma estimulação funcional em crianças pequenas hipotónicas propicia um desenvolvimento postural bípede tendencialmente típico. Decorrente dos resultados deste estudo recomenda-se a utilização de estimulação funcional em crianças com hipotonia, em complementaridade com outros métodos de intervenção.