Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
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Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by Author "Branco, Marina Lima Carvalho"
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- Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafiosPublication . Branco, Marina Lima Carvalho; Dias, PauloEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.