Volume 7 - 2011 - nº18
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 7 - 2011 - nº18 by Author "Monteiro, Maria Iolanda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidasPublication . Monteiro, Maria IolandaA pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino. - This research aimed to understand the educational knowledge of four well succeed educators which acted in the State of São Paulo working in this profession from 50 to 80 decades. Our target was to understand the contribution of the path of the teacher formation course for the literacy practices. The analysis of the present work included the data regarding to the life history in the teacher formation course, elucidating the knowledge which influenced the pedagogic work, mainly, in the literacy area. The resource of the autobiographical method was used with interviews on the several dimensions of their lives and the analyses of pedagogic materials used by those teachers. The results revealed a safety in the literacy practices and in the other dimensions of the educational work, for the coherent verbalization of the stages of the teaching and for the examples of the relevant aspects. It was verified that the teacher formation course contributed for the students' school success not just with the reading and writing practices, for acquisition of educational knowledge as well as it unchained the beginning of the formation of teaching style, for diversification of the educational strategies, for identification for some methodologies and the rejection of other and for identification of the objectives regarding to the students' of the initial series of the fundamental teaching. It is stood out, like this, the importance of the educator formation courses of how they recognize the plural and heterogeneous character of their educational knowledge, seeking the construction of an autonomous pedagogy, subsidized by a professional ethics, committed with the democratization of the teaching.