Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras
bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão
nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória
do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas.
A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida
no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico,
principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método
autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises
dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas
práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela
verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos
relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar
dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes
docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino,
para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas
metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à
formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a
importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural
e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia
autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a
democratização do ensino. - This research aimed to understand the educational knowledge of four well
succeed educators which acted in the State of São Paulo working in this profession
from 50 to 80 decades. Our target was to understand the contribution of the path of the
teacher formation course for the literacy practices. The analysis of the present work
included the data regarding to the life history in the teacher formation course,
elucidating the knowledge which influenced the pedagogic work, mainly, in the literacy
area. The resource of the autobiographical method was used with interviews on the
several dimensions of their lives and the analyses of pedagogic materials used by
those teachers. The results revealed a safety in the literacy practices and in the other
dimensions of the educational work, for the coherent verbalization of the stages of the
teaching and for the examples of the relevant aspects. It was verified that the teacher
formation course contributed for the students' school success not just with the reading
and writing practices, for acquisition of educational knowledge as well as it unchained
the beginning of the formation of teaching style, for diversification of the educational
strategies, for identification for some methodologies and the rejection of other and for
identification of the objectives regarding to the students' of the initial series of the
fundamental teaching. It is stood out, like this, the importance of the educator formation
courses of how they recognize the plural and heterogeneous character of their
educational knowledge, seeking the construction of an autonomous pedagogy,
subsidized by a professional ethics, committed with the democratization of the
teaching.
Description
Keywords
Curso de formação de professores História de vida Práticas de leitura e escrita Sucesso escolar Pedagogia autônoma
Citation
Monteiro, M.I. (2011). A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas. Revista Interacções,18(7),10-23.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação