Volume 7 - 2011 - nº18
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 7 - 2011 - nº18 by Author "Grando, Regina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciaisPublication . Toricelli, Luana; Grando, ReginaEsse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação. - This article is an excerpt from a research that investigated in what measure the collaborative practices adopted as formative strategies in a research and study group and with Pedagogy students contribute to the (re)signification of the teaching of mathematics for these students. For this article we focus on the contribution of reading and narrative as formative strategy in math education student Leticia. This research was developed in a qualitative approach, in a work group consisting in the inside of the São Francisco University, campus of Bragança Paulista, composed by graduated students in Pedagogy and by the researcher, that also assumed the role of educator. During the existence of the group, we analyze the different formative strategies that provided to this group moments of reflection and learning about mathematics and its teaching. Evidence the case of a group of students, the student movement and its Leticia (trans) formation in / for the group. We underline the reading of narratives written by teachers/authors as a strategy that showed itself significant for the participants and to Leticia, as well as producing their own narratives. The results offer indications for the education of teachers who teach (will teach) mathematics in the initial series of Basic Education, from the constitution of collaborative groups, of the shared readings, of the questioning position of the educator and production of narratives.