Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by Author "Aranha, Ana Soraia Velez"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolarPublication . Aranha, Ana Soraia Velez; Mourato, Ana; Hamido, GracindaO presente relatório de estágio é apresentado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Santarém, com o título de “Técnicas de mediação de leitura e o envolvimento das crianças em educação pré-escolar”. Este está organizado em duas partes: a primeira parte que retrata de forma sintética o trabalho realizado nas práticas supervisionadas, creche e jardim de infância, e o seu contributo para o meu desenvolvimento profissional. A segunda parte, de caráter investigativo, onde é relatado todo o trabalho de investigação realizado, sendo este um estudo de caso de caráter qualitativo com o objetivo de explorar diferentes técnicas de mediação de leitura durante os três momentos (pré, durante e pós), tendo em conta as áreas de conteúdo das OCEPE, e assim perceber em quais se envolviam mais as crianças. O estudo foi realizado com crianças na faixa etária dos três anos e os instrumentos de recolha e análise de dados utilizados foram o registo autoscópico e a análise da escala de envolvimento em 6 das 15 crianças presentes. Através dos dados obtidos, foi possível constatar que o momento de leitura deve ter significado para a criança, por isso é importante que haja uma participação ativa da mesma, dando-lhe a liberdade de expor ideias e pensamentos. Deste modo, o momento de leitura terá mais significado para as crianças que ouvem a história.