Volume 5 - 2009 - nº12
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 5 - 2009 - nº12 by Author "Branco, Neusa Cristina Vicente"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico - 4 anos de experiência na ESE de SantarémPublication . Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Rebelo, CecíliaEste artigo pretende fazer um relato do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores dos 1.º e 2.º CEB, implementado pela Escola Superior de Educação de Santarém no distrito de Santarém, entre os anos 2005/2006 e 2008/2009. Será apresentado, além das finalidades e objectivos deste programa, o modo como o PFCM foi operacionalizado focando o trabalho desenvolvido, quer pela equipa de formadores, quer pelos formandos e formador nos diferentes tipos de sessões de formação. Por último, serão feitas referências, quer ao processo de avaliação baseado na construção de um portefólio individual, quer a alguns exemplos de contributos deste Programa para o desenvolvimento profissional dos professores. - The aim of this article is to provide a report for the In-service Teacher Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycles of Basic Education Teachers, implemented by Escola Superior de Educação de Santarém in the district of Santarém, between the school years of 2005/2006 and 2008/2009. The purposes and objectives of this programme will be presented as well as the PFCM implementation by focusing on the work developed, by team trainers, the trainees and trainer in different types of training sessions. Finally, there will be references to the contribution of this programme to teachers’ professional development and to the evaluation based on a portfolio.
- Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professorPublication . Ramos, Cecília; Branco, Neusa Cristina VicenteA Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos. - In-service teachers training programmes, such as the Teacher In-service Educational Programme in Mathematics, help to promote a reflective practice in teachers often focused on their teaching and their need for specific training. This article presents an analysis of a narrative of a math class written by the first author in her portfolio as part of her participation in the Teachers Training Programme from Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, in the academic year 2007-08. This article emphasizes the preparation of the task, its curriculum framework and its relevance for the development of geometry learning, namely the development of the visualization ability and the understanding of the properties of figures, like as the analysis of the students’ resolutions conducted by the teacher. A very significant aspect of this Educational Programme is the reflection fostered in joint sessions about the teaching practice observed in the supervision sessions. The teacher shows some impacts of this Programme on her professional knowledge, namely on her reflection competences about students’ learning and performance.