Volume 4 - 2008 - nº08
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 4 - 2008 - nº08 by Author "Passos, Cármen"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professoresPublication . Passos, CármenNeste artigo buscou-se identificar o tipo de comunicação que ocorre nas aulas de matemática, reveladas em diários reflexivos dos futuros professores durante o estágio da docência e as suas aprendizagens nesse cenário. Foi solicitada a produção de diários reflexivos das observações realizadas. O contexto de práticas de ensino e estágio da docência são concebidos como importante espaço reflexivo, possibilitando aos licenciandos conhecer e analisar a realidade escolar; investigar, planejar e implementar diferentes metodologias para o ensino de matemática. A comunicação matemática é um dos aspectos que tem merecido atenção nas orientações curriculares, por se constituir num indicador da natureza do processo de ensinoaprendizagem e em condição necessária para o seu desenvolvimento. Verificou-se que a comunicação nas aulas de matemática observadas tem sido realizada timidamente e com pouca intencionalidade. A pesquisa revelou que refletir sobre essas práticas ainda na formação inicial é fundamental para a constituição docente. - In tis article we tried to identify the type of communication that occur in maths classrooms, revealed by reflexive diaries made by future teachers during their teacher training. We asked them to produce reflexive diaries of their observations. The teaching training and the teaching practices are conceived as important reflexive areas, allowing the future teachers to know and to analyze the school reality; to research, to plan and to implement different methodologies for the teaching of Mathematics. Communication in Mathematics is one of the aspects that has received some attention on curricular guidelines as it constitutes an indicator to the nature of the teaching-learning process as well as a necessary circumstance to its development. We have concluded that the communication in the Mathematics classrooms observed has been conducted in a very unintentional and shy manner. The research revealed that to reflect about these practices in a teaching training process is essential for becoming a teacher.