Mestrado em Desporto - Condição Física e Saúde
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Browsing Mestrado em Desporto - Condição Física e Saúde by Author "Fernandes, Sérgio"
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- Imitação e Prestação Motora numa Tarefa de Equilíbrio Estático em Bola Suíça, em Crianças de 10 – 12 Anos: Um Estudo Comportamental sobre Neurónios EspelhoPublication . Fernandes, SérgioResumo Pretendemos verificar a influência da imitação numa tarefa de equilíbrio estático em crianças e, verificar a influência da díade sem instrução numa tarefa de equilíbrio estático em crianças. Realiz ou-se um estudo experimental com uma amostra de oito crianças com idade compreendida entre os onze e doze anos (11,75 ± 0,463 anos, cinco rapazes ), com o objetivo de definir qual a bola a utilizar no estudo principal e, testar os procedimentos e o protocolo para a recolha dos dados. Cada participante efetuou a tarefa após observação em bolas Suíças de quatro tamanhos diferentes distribuídos em quatro grupos com alternância do tamanho das bolas . Os resultados definem a bola pequena vazia como a indicada para a realização da tarefa no estudo principal . Esta permitiu que a prestação motora de cada individuo fosse mais concisa em termos temporais, independentemente da idade, sexo, ordem de apresentação das condições e, comprimento da perna. Para o estudo principal participaram cinquenta e sete indivíduos de ambos os sexos, sendo quarenta e sete crianças (10,85 ± 0,659 anos, 35 rapazes) e, dez adultos (29,60 ± 2,951 anos, sete homens). Cada indivíduo realizou três condições experimentais : i) O1 – instrução ; ii) O2 – demonstração e ; iii) O3 – díade. Estabeleceram -se três grupos com alternância das condições experimentais , onde: grupo um (N1) realizou a tarefa pela ordem O 1 -O2 -O3 ; grupo dois (N2) pela ordem O 2 -O3 -O1 e; grupo três (N3) pela ordem O3 -O1 -O2 . Os resultados do estudo permiti ram aferir que a imitação em díade influencia o comportamento motor das crianças de dez a doze anos, quando realizam uma tarefa de equilíbrio estático. A realização da tarefa em díade tornou-se mais eficiente do que na prática individual, evidenciando ainda os resultados uma melhor performance pela tarefa ser realizada em condições de foco externo. Assim a situação de díade sem instrução associada às condições de foco externo, reforçou o efeito da imitação na aquisição da tarefa de equilíbrio estático em crianças e adultos, predizendo o envolvimento dos neurónios espelho em humanos.