Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Macário, Maria João"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da competência escrita no ensino básico: a importância do processo de escritaPublication . Moreira, Dalila Assunção Beleza Lobo; Macário, Maria João; Santos, LeonorO presente relatório espelha todo o percurso ao longo da nossa prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, onde se desenvolveu um estudo. O tema do estudo incide sobre as tarefas associadas ao processo de escrita. Foi desenvolvido com 52 alunos de 2 turmas de 6º ano. Procedemos a um estudo de caso, tendo como objetivo: analisar o modo como os alunos contruíam um texto narrativo, tendo em conta os processos de escrita. Deste modo, queríamos perceber o que os alunos experienciam, como interpretam e como estruturam o que aprendem. Este estudo é de natureza qualitativa e reveste-se de características de estudo de caso. Para tratar os dados, foi realizada uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que mais de 80% dos participantes procedem à planificação do texto narrativo, respeitando todas as componentes que a constituem, procedem igualmente à textualização, ainda que pouco desenvolvida, tendo em conta as competências que os alunos já deviam ter adquirido no último ano do EB. No entanto, mais de 90% não procede à revisão de texto. A reflexão sobre esta investigação permite-nos repensar a importância dos subprocessos de escrita em contexto escolar e na forma de melhorar as aprendizagens dos alunos, para que se tornem adultos competentes em produção escrita, a par de outras competências essenciais, para uma vida ativa e informada.