Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Galinha, Sónia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de motivação em sala de aulaPublication . Gomes, Mara Lúcia Henriques; Galinha, SóniaO presente relatório apresenta uma reflexão detalhada das etapas que percorremos ao longo da prática pedagógica realizada no âmbito do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico assim como de um estudo investigativo realizado ao longo do percurso que fizemos nas práticas de ensino supervisionado. Na primeira parte apresentamos os contextos de estágio onde intervimos assim como todas as reflexões que obtivemos ao longo dos quatro estágios. Pretendemos com isto dar a conhecer o nosso percurso e evolução desde o primeiro ao último estágio. Na segunda parte do nosso relatório apresentamos a investigação a que nos propusemos, sendo a motivação dos alunos o foco da nossa investigação. Com base na experiência e conhecimentos que obtivemos através da prática pedagógica procuramos compreender o que é a motivação, descrevendo por isso algumas teorias dos vários autores que estudamos. Aplicámos um inquérito a seis alunos do 1º e 2º ciclo das práticas de ensino supervisionadas que realizámos e um outro inquérito que colocamos online para professores do 1º e 2º ciclo, sendo que obtivemos resposta de três professores. As observações realizadas em contexto foram registadas num Diário de Bordo. Os resultados obtidos através dos instrumentos aplicados permitiram compreender os motivos que levam os alunos do estudo a sentirem-se desmotivados, compreender algumas das suas preferências no que diz respeito aos professores e às atividades realizadas nas aulas, assim como conhecer quais as dificuldades que os professores inquiridos enfrentam sala de aula, assim como as estratégias de motivação que estes aplicam para o sucesso dos seus alunos.