Mestrado em Gestão Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão Pública by advisor "Lopes, Ilídio Tomás"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O balanced scorecard e a sua aplicação na Escola Prática de PolíciaPublication . Santos, Fernando Dias; Lopes, Ilídio TomásA crescente responsabilização e exigência de transparência na gestão pública, a incapacidade da maioria das organizações em executar eficazmente a sua estratégia e a evidência de que a tomada de decisão não pode cingir-se apenas às medidas financeiras tem determinado o surgir de diversas abordagens à aplicação do Balanced Scorecard em organizações públicas. O Estudo do Caso da Escola Prática de Polícia assenta numa análise experimental e descritiva, alicerçado em técnicas de investigação qualitativas. Procurou-se identificar qual o modelo de avaliação de performance que mais se adequava às suas especificidades. Recorrendo à metodologia de inquérito por entrevista semiestruturada foi possível estruturar um modelo de Balanced Scorecard de aplicação restrita àquele estabelecimento de ensino. As conclusões do estudo apontam para a importância do recurso a um modelo de gestão que contemple a informação proveniente da contabilidade de gestão na definição de indicadores de desempenho.
- A concessão como modelo de prestação de serviços:o caso dos SMAS de AlcobaçaPublication . Araújo, Mário Paulo dos Santos; Lopes, Ilídio TomásCom este trabalho pretende-se compreender a evolução e paradigmas de gestão e de Administração Pública, enquadrando o contrato de concessão numa prespetiva de alternativa à gestão autárquica na prestação de um serviço público. Considerando que os modelos de gestão e administração pública sofreram alterações ao longo dos tempos, a gestão autárquica socorreu-se de uma ferramenta alternativa, denominada pela Teoria da Nova Gestão Pública, na variante da descentralização de contrato de concessão. Este contrato tem em vista agilizar a gestão interna dos serviços, advindo dai ganhos de eficiência e melhoria na prestação de um serviço público. O presente trabalho, versa sobre o estudo de caso dos Serviços Municipalizados de Alcobaça e o contrato de concessão para fornecimento de água em alta. O principal objetivo é verificar se a descentralização deste serviço num agente externo é mais eficiente que a gestão municipal na prestação do serviço público. Procura-se compreender a razões subjacentes ao contrato de concessão, analisando o seu impacto nos Serviços Municipalizados de Alcobaça, enquadrando esta análise nos desafios globais que os novos fundamentos de gestão colocam á gestão pública.
- O impacto da implementação do processo de Bolonha na eficiência formativa do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Rodrigues, Maria Sofia Vitorino Sousa Vicente Simão; Lopes, Ilídio TomásNas últimas décadas as Instituições de Ensino Superior têm enfrentado grandes desafios tanto ao nível funcional como estrutural. O mais recente desafio tem por base a assinatura da Declaração de Bolonha que tem por objetivo a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior coeso, competitivo e atrativo. Como resposta, as Instituições adaptaram as suas missões a um ensino que se pretende ser reconhecido na qualidade e na excelência. A nossa investigação assenta numa extensão do trabalho de Veloso et al. (2010) “Factores, representações e práticas institucionais de promoção do sucesso escolar no Ensino Superior” e a nossa análise tem por base uma investigação alicerçada em técnicas quantitativas, de natureza descritiva e exploratória correlacional, tendo como objetivo aferir a eficiência formativa e o nível de empregabilidade do Instituto Politécnico de Santarém, analisando o seu impacto antes e após a implementação do Processo de Bolonha. A mensuração da eficiência formativa foi efetuada através da aplicação de indicadores de desempenho enquanto a mensuração do nível da empregabilidade teve como metodologia base o inquérito por questionário. Foi possível identificar algumas diferenças estatisticamente significativas ao nível da eficiência formativa e da empregabilidade entre os estudantes que terminaram a licenciatura antes e após a implementação do Processo de Bolonha. Os resultados evidenciam a existência de limitações decorrentes da atual conjuntura económica e social adversa à criação de emprego sentida, transversalmente, em todos os países da União Europeia. A monitorização contínua dos indicadores de desempenho pode assumir-se como fonte devantagem competitiva sustentável nas Instituições de Ensino Superior.