Mestrado em Recursos Digitais em Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Recursos Digitais em Educação by advisor "Loureiro, Ana"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Agir no presente para construir o futuro: um Repositório Digital Inovador no Agrupamento de Escolas Aver-O-MarPublication . Antunes, Marta Luísa Mendonça de Figueiredo; Loureiro, AnaA presente investigação teve como objetivo a conceção e parametrização de um repositório digital inovador aberto no Agrupamento de Escolas Aver-O-Mar. Este repositório assenta no princípio do serviço de curadoria de coleções desenvolvido pela biblioteca escolar, e pretende potenciar a construção e disponibilização de recursos educativos digitais abertos e propostas de ambientes educativos inovadores, para e por professores e alunos deste agrupamento. Perspetiva-se uma escola mais inclusiva, democrática e sustentável, com o intuito de formar cidadãos ativos, críticos e conscientes para com os desafios da Sociedade do séc. XXI. Com base na metodologia Design-Based Research, o investigador aproxima-se do objeto de estudo, estreita laços de atuação colaborativa com os participantes e desenvolve um produto educativo passível de ser reformulado ciclicamente em prol da necessária e constante melhoria e reformulação do processo de ensino e aprendizagem. Uma proposta a ser alargada ao concelho, tecendo assim, uma verdadeira rede de partilha e inovação pedagógica.
- Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral dos alunos de Espanhol do 9.º Ano do 3.º CEBPublication . Valéria, Cátia Liliana Pimenta; Loureiro, AnaEsta dissertação almeja ser uma base de estudo sobre as potencialidades das estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral em Espanhol. Numa sociedade globalizante, multicultural, cujos cidadãos respiram mobilidade e interações permanentes, saber línguas apresenta-se como condição capital. A promoção da comunicação oral em Espanhol incorpora o objetivo primordial desta investigação, ambicionando dotar os alunos de estratégias promotoras de autorreflexão de desempenhos ao mesmo tempo que os capacita digitalmente e enquanto intervenientes ativos e autónomos nos seus processos de aprendizagem. Realizou-se a pesquisa teórica das temáticas em estudo; as caraterizações do contexto educativo e dos participantes no projeto de intervenção pedagógica; o desenho e a implementação da intervenção; a análise dos resultados e as principais conclusões, limitações e recomendações. Saliente-se que os resultados deste estudo apresentam as estratégias ativas com recurso às tecnologias como favorecedoras e potenciadoras da qualidade do desempenho comunicativo dos alunos participantes.
- Iniciação à programação – desenvolvimento do pensamento computacional e resolução de problemas numa turma mista de 3.º e 4.º anosPublication . Correia, Ana Filipa Duarte; Loureiro, AnaEste estudo apresenta o impacto da introdução de atividades de programação na motivação, no desenvolvimento do pensamento computacional e nas competências de resolução de problemas entre alunos do 3.º e 4.º anos de uma turma mista. Utilizando uma abordagem metodológica mista, foram aplicados métodos quantitativos e qualitativos para uma análise abrangente e detalhada dos efeitos da intervenção pedagógica. No âmbito dos métodos quantitativos, foram utilizados um pré-teste e um pós-teste, através do desafio Bebras 2023, para medir o progresso dos alunos. A análise dos dados revelou um aumento significativo nas pontuações médias dos alunos da turma, de 65.2 no pré-teste para 90.8 no pós-teste. O teste t para amostras emparelhadas indicou que essa diferença era estatisticamente significativa, com um valor p muito menor que 0.05. Este resultado confirma a eficácia das atividades de programação na melhoria das competências dos alunos. Os métodos qualitativos incluíram observação direta e participante e registo num diário de bordo, permitindo uma análise rica e contextual das experiências e perceções dos alunos. A intervenção pedagógica utilizou plataformas educacionais como a Ubbu e o Scratch, cujas atividades foram recebidas com entusiasmo pelos alunos. Estes relataram uma motivação crescente, destacando o caráter lúdico e desafiador das tarefas de programação. Além disso, identificaram-se melhorias significativas na sua autoconfiança em relação à programação e na sua capacidade de resolver problemas. Os resultados indicam que a introdução de atividades de programação promoveu um desenvolvimento significativo do pensamento computacional e das competências de resolução de problemas, além de aumentar a motivação dos alunos. A análise qualitativa também revelou a importância de estratégias pedagógicas adaptativas para enfrentar desafios específicos, como dificuldades técnicas e de compreensão. Conclui-se que a integração de atividades de programação no currículo escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento cognitivo e motivacional dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI.
- Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Plantier, Joana Margarida Serralheiro; Loureiro, Ana; Silva, FranciscoO presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital.
- Perceções e uso de recursos educativos digitais por parte dos professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do sistema educativo da Região Autónoma dos AçoresPublication . Valadão, Paulo José Pereira de Freitas; Loureiro, AnaEm pleno século XXI, caracterizado pelo impacto generalizado das tecnologias digitais, torna-se imperativo que a Escola, na prossecução da sua missão, integre ferramentas e estratégias pedagógicas inovadoras para promover nos alunos conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes proporcionem uma cidadania plena. Assim, os RED assumem um papel preponderante na potencialização do processo de ensino-aprendizagem, conforme sustentado pela literatura científica e recomendado pelos organismos governamentais. Esta investigação visa aprofundar a compreensão sobre a relação dos professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do sistema educativo da RAA com os RED, permitindo aos seus diferentes atores fundamentar ações de melhoria, a nível dos processos de administração e organização da aprendizagem escolar, da capacitação dos docentes e da resolução de desafios profissionais. Os participantes evidenciaram um amplo reconhecimento da relevância dos RED, um uso frequente destes e motivação para aperfeiçoarem as suas competências digitais, apesar das barreiras externas identificadas.
- Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEBPublication . Silva, Maria Adília Morais Bento da; Loureiro, AnaA investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.
- Smartpholio - Portefólio com smartphone aplicado ao ensino profissionalPublication . Antunes, Rafael Alexandre de Oliveira; Loureiro, Ana; Carmo, Teresa Maia eEste projeto foi desenvolvido durante a pandemia Covid 19, no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Destinado a alunos do ensino profissional, visa a implementação da metodologia Investigação-ação, na criação de e-portefólio, com recurso a smartphone. Designado de Smartpholio, o projeto propõe uma estrutura orientada pelo modelo de aprendizagem m-learning apoiado na utilização da estratégia “Bring Your Own Device” (BYOD). Aos alunos são disponibilizados Recursos Educativos Digitais compostos por: guia Smartpholio, e vídeos tutoriais, com princípios orientadores para o desenvolvimento de um e-portfólio, que visa a consolidação de competências digitais e comunicacionais, num registo informal e autónomo, no qual o aluno atua como autorregulador da sua aprendizagem. Esta, que pode ocorrer, a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Tecnologias digitais de apoio à construção documental adaptada para pessoas com perturbação do espectro do autismoPublication . Silva, Inês Rolo Teixeira da; Ribeiro, Jaime; Loureiro, AnaEntender o autismo, perceber que estratégias, tecnologias ou recursos educativos digitais estão ao dispor do professor no ensino a estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) foram a base para o desenvolvimento deste trabalho, com vista ao objetivo principal da construção de um modelo conceptual para uma tecnologia digital de apoio à construção documental adaptada (TDACDA), que responda eficientemente às problemáticas identificadas. Utilizou-se o Levantamento / Survey como abordagem metodológica considerando os objetivos específicos: caracterizar a pessoa com PEA; analisar práticas e estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem a estudantes com PEA, analisar meios tecnológicos no ensino e no apoio a estes estudantes, examinar métodos e técnicas de simplificação textual ou documental existentes e as tecnologias de apoio disponíveis para atender às necessidades do estudante com PEA. A investigação abarcou a recolha de dados por revisão bibliográfica e aplicação dos instrumentos de questionário a professores e entrevista a um estudante. Os resultados mostram a perceção dos professores na caracterização do estudante com PEA, estratégias e técnicas utilizadas no ensino a estes estudantes, a opinião sobre a importância da utilização adequada de ferramentas ou tecnologias digitais e ainda identificam características ou funcionalidades de uma desejada TDACDA.