Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico by advisor "Cardoso, Inês"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Maria da Nazaré da Silva; Mourato, Ana; Cardoso, InêsO presente Relatório de Estágio foi elaborado com vista à conclusão do Mestrado em Educa-ção Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educa-ção de Santarém. Num primeiro momento, o documento contempla uma análise e reflexão do que foi aprendido no decorrer das práticas de ensino supervisionadas nas várias valências: Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte do documento foca-se na compo-nente investigativa que teve por base o papel do livro, a par das atividades interdisciplinares por ele induzidas, no envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem e na am-pliação de aprendizagens em contexto de JI e do 1.º CEB. A investigação realizada é de na-tureza qualitativa, na qual foram dinamizadas atividades interdisciplinares introduzidas por um livro de literatura infantil nos contextos referidos, sendo posteriormente analisados os níveis de envolvimento e de aprendizagem dos alunos. Existiu, ainda, uma vertente comparativa, visto que foram analisados os níveis de envolvimento e as aprendizagens alcançadas por um grupo de controle, no contexto de atividades dinamizadas pela colega estagiária sobre os mesmos conteúdos, mas não recorrendo à estratégia em estudo. Nesta investigação partici-param: duas estagiárias; uma sala de JI; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB. Empreendemos notas de campo, preenchemos grelhas de observação e rubricas de avaliação dos aspetos em análise e procedemos à videogravação das atividades estudadas. Recorrendo aos dados obtidos, podemos verificar que o livro, a par das atividades interdisciplinares, podem ter um excelente contributo para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os resultados obtidos na área de Português.
- Práticas de educação literária e a interdisciplinaridadePublication . Araújo, Liliana Patrícia Fernandes Semedo; Cardoso, InêsO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta, na primeira parte, os diferentes contextos onde foram realizados os estágios, acompanhando essa caracterização de uma reflexão sobre a ação didática, com o objetivo de sistematizar aprendizagens para o meu percurso profissional. Na segunda parte, é apresentado o exercício investigativo de caráter qualitativo que compreendeu dois estudos: o primeiro refere-se às práticas de educação literária de dois profissionais de educação nos contextos de estágio e o segundo é uma investigação-ação que incorporou a educação literária numa prática interdisciplinar. Os principais resultados do estudo 1 evidenciam a versatilidade do livro nas práticas de educação literária, sendo usado para a iniciação de temas específicos ou mesmo como instigador de projetos interdisciplinares. No âmbito do estudo 2, verifica-se que a interdisciplinaridade fomentou um desenvolvimento holístico, tendo resultado, assim, em aprendizagens significativas.