Mestrado em Contabilidade e Finanças
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Contabilidade e Finanças by advisor "Leitão, Nuno Carlos"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Crescimento económico, investimento estrangeiro e instituições financeirasPublication . Arreigota, Carlos Manuel Branco Zagalo; Leitão, Nuno CarlosA presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do funcionamento do sistema financeiro, globalização e investimento estrangeiro no crescimento económico dos 28 países da União Europeia no período compreendido entre 1990 e 2015. Em termos metodológicos utilizou-se a recolha de dados no World Bank e KOF Swiss Economic Institute tendo estes sido organizados em forma de painel. Os resultados econométricos demonstram estarmos perante uma convergência económica do tipo condicional, assim como realçam os efeitos benéficos da globalização e do investimento estrangeiro para o crescimento económico. Por outro lado, verificam-se dificuldades do sistema financeiro em promover o crescimento económico, especialmente quando analisamos o crédito bancário concedido e a dimensão do sistema financeiro.
- Determinantes de crescimento económico nos países da UEMOA:uma análise em dados de painelPublication . Embaló, Umaro; Leitão, Nuno CarlosA presente investigação tem como objetivo, identificar os principais determinantes do crescimento económico dos países membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) e os impactos de algumas variáveis macroeconómicas como o crédito ao setor privado, o investimento direto estrangeiro, a poupança e o índice de preços ao consumidor sobre o crescimento económico. O período temporal escolhido foi o de 1990 a 2020. A base de dados foi construída a partir de dados recolhidos do Banco Mundial sobre a forma de dados em painel, onde se aplicaram os estimadores OLS, efeitos fixos e efeitos aleatórios com recurso ao Software Eviews. Os resultados econométricos demonstram que o crédito ao setor privado e o investimento direto estrangeiro têm um impacto positivo com significância estatística sobre o crescimento económico. Por outro lado, verifica – se que a inflação parece estar controlada nos países da UEMOA, durante o periodo em análise, uma vez que o coeficiente da variável apresenta um sinal negativo tal como é mencionado pela literatura.
- As determinantes do Investimento Direto Estrangeiro:análise de estudo empírico para um conjunto de 48 paísesPublication . Parente, Maria Clara Contente dos Santos; Leitão, Nuno CarlosO presente trabalho avalia o sentimento económico, a política fiscal e as entradas de investimento direto estrangeiro a par com outras determinantes clássicas. Foram selecionados quarenta e oito países para o período 1997-2018 que analisam as entradas de IDE em que os dados foram recolhidos do Banco Mundial e KOF Zurich Institute. O teste raiz unitária de Levin, Lin, e Chu e o ADF Fisher e Phillips–Perron indica que as variáveis Sentimento económico, Dimensão económica, Inflação e Carga fiscal são integradas às primeiras diferenças I(1). O teste de cointegração de Pedroni e o teste de cointegração residual de Kao, apontam para a cointegração das variáveis a longo prazo. O estimador Fully Modified Least Squares (FMOLS) avalia as determinantes em estudo, usando dados em painel de cointegração. Os resultados econométricos demonstram que o Sentimento económico, a Dimensão económica e o Grau de abertura têm significância para as entradas de IDE.
- O impacto do sistema financeiro e das alterações climáticas no crescimento económico:uma análise em dados em painelPublication . Nunes, Filipe Manuel de Almeida; Leitão, Nuno CarlosA nossa investigação visa analisar o impacto do sistema financeiro e das alterações climáticas no crescimento económico dos 28 países da União Europeia. A análise incide sobre um período temporal de 34 anos (1980 – 2013). Os dados foram extraídos da base de dados do Banco Mundial e do Swiss Federal Institute of Tecnology Zurich e compilados em forma de painel. O estudo demonstra que, os efeitos da globalização são benéficos para o crescimento económico, demonstrando promover o crescimento. O sistema financeiro apresenta um impacto positivo no crescimento. O crédito bancário e o mercado de capitais têm uma correlação positiva com o crescimento económico. O estudo revela ainda uma externalidade negativa entre as emissões de dióxido de carbono e o crescimento.