Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto “Exoplanetas e suas criaturas” aborda a temática da exploração espacial e foi implementado em contexto de formação inicial de professores. Um dos objetivos foi proporcionar às 13 estudantes participantes uma experiência de formação interdisciplinar, de acordo com a abordagem STEAM. Teve a duração de dois anos letivos e foi orientado numa colaboração entre uma professora de artes plásticas e um professor de ciências. As estudantes idealizaram e construíram um exoplaneta e as suas formas de vida. Conceberam uma banda desenhada, ficcionando uma interação entre as criaturas e o seu contexto. Posteriormente, criaram recursos educativos através da narração e animação, em vídeo, dessas histórias e divulgaram-nos através de uma página online criada para o efeito.
The project "Exoplanets and their creatures" addresses the theme of space exploration and was implemented in the context of initial teacher education. One of the project aims was to provide to the 13 participating students an interdisciplinary educational experience, according to the STEAM approach. The duration of the project was two school years and was guided in a collaboration between a plastic arts teacher and a science teacher. The students designed and built an exoplanet and its life forms. Then, they designed a cartoon, fictionalizing an interaction between the creatures and their context. Afterwards the future teachers created educational resources by narrating and animating these stories on video. The educational resources were disseminated through an online page created for this purpose.
El proyecto "Los exoplanetas y sus criaturas" aborda el tema de la exploración del espacio y se llevó a cabo en el contexto de la formación inicial del profesorado. Uno de los objetivos era proporcionar a los 13 estudiantes participantes una experiencia de formación interdisciplinar, según el enfoque STEAM. Duró dos cursos escolares y fue guiado en una colaboración entre un profesor de artes plásticas y otro de ciencias. Los estudiantes diseñaron y construyeron un exoplaneta y sus formas de vida. A continuación, diseñaron un cómic, ficcionando una interacción entre las criaturas y su contexto. A continuación, crearon recursos educativos narrando y animando estas historias en vídeo y difundiéndolas a través de una página web creada a tal efecto.
The project "Exoplanets and their creatures" addresses the theme of space exploration and was implemented in the context of initial teacher education. One of the project aims was to provide to the 13 participating students an interdisciplinary educational experience, according to the STEAM approach. The duration of the project was two school years and was guided in a collaboration between a plastic arts teacher and a science teacher. The students designed and built an exoplanet and its life forms. Then, they designed a cartoon, fictionalizing an interaction between the creatures and their context. Afterwards the future teachers created educational resources by narrating and animating these stories on video. The educational resources were disseminated through an online page created for this purpose.
El proyecto "Los exoplanetas y sus criaturas" aborda el tema de la exploración del espacio y se llevó a cabo en el contexto de la formación inicial del profesorado. Uno de los objetivos era proporcionar a los 13 estudiantes participantes una experiencia de formación interdisciplinar, según el enfoque STEAM. Duró dos cursos escolares y fue guiado en una colaboración entre un profesor de artes plásticas y otro de ciencias. Los estudiantes diseñaron y construyeron un exoplaneta y sus formas de vida. A continuación, diseñaron un cómic, ficcionando una interacción entre las criaturas y su contexto. A continuación, crearon recursos educativos narrando y animando estas historias en vídeo y difundiéndolas a través de una página web creada a tal efecto.
Description
Keywords
artes plásticas ciências exploração espacial interdisciplinaridade STEAM plastic arts science space exploration Interdisciplinarity bellas artes ciencia exploración del espacio interdisciplinariedad
Citation
Cavadas, B., & Brito. C. (2022). Exoplanetas e suas criaturas: uma proposta de trabalho STEAM para a formação inicial de professores. APEduC Revista, 3(2), 55-70.
Publisher
Associação Portuguesa de Educação em Ciências