Repository logo
 
Publication

A discussão como abordagem educativa: Perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superior

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2010-09-23T23:11:10Z
dc.date.available2010-09-23T23:11:10Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEmbora a discussão encerre potencialidades na promoção de competências de literacia científica indispensáveis a uma cidadania responsável, verifica-se que esta metodologia é pouco utilizada em contexto educativo. Assim, importa compreender os factores que condicionam a realização deste tipo de actividade pelos professores. O presente estudo procura identificar as concepções dos professores de uma escola superior de educação portuguesa relativamente às vantagens e limitações da utilização da discussão como abordagem educativa. Para tal, foi construído um questionário online destinado a todos os seus professores. Os resultados obtidos mostram que os professores valorizam consideravelmente as actividades de discussão como metodologia educativa nas diversas áreas disciplinares. Contudo, os resultados revelam ainda alguns aspectos negativos associados às actividades de discussão, nomeadamente, as dificuldades na sua avaliação e a elevada quantidade de tempo que requerem. Esta investigação sugere elementos importantes para a construção de actividades educativas que auxiliem a uma integração efectiva de actividades desta natureza nas práticas lectivas dos professores.por
dc.identifier.citationLinhares,Elisabete ; Reis, Pedro - A discussão como abordagem educativa: Perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superior. In Actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências - Educação e formação: ciências, cultura e sociedade ,13,Castelo Branco,2009. p.320-333por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/166
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.por
dc.subjectDiscussãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDidácticapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectMetodologia educativapor
dc.titleA discussão como abordagem educativa: Perspectivas dos professores de uma instituição do ensino superiorpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage333p.por
oaire.citation.startPage320p.por
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Linhares_e_Reis_ENEC2009.pdf
Size:
616.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: