Repository logo
 
Publication

Segurança e violência escolar: uma visão sistémica

dc.contributor.authorSales, Célia
dc.date.accessioned2010-12-15T23:36:01Z
dc.date.available2010-12-15T23:36:01Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO papel da escola é educar pessoas. O sucesso da educação dependerá em larga medida da qualidade do serviço oferecido pela escola, desde que estejam garantidas condições como as necessidades básicas de alimentação e saúde das crianças, condições e regras familiares favoráveis, etc. Significa que a aprendizagem, a assiduidade, a disciplina e a integração na vida escolar encontram-se mediados por variáveis contextuais, que por si só, a escola não pode garantir. Por outras palavras, garantir a segurança e a qualidade da escola exige intervenções noutras esferas, como a família e ou a comunidade. No entanto, intervir directamente na família e na comunidade não é papel da escola. Ou será? Este artigo propõe uma abordagem sistémica dos problemas escolares, aprofunda a situação particular da escola em contexto de exclusão social, dando especial ênfase à necessidade de integração de serviços. Apresenta igualmente recomendações de ordem prática. - The role of the school is to educate people. The success of education will mainly depend on the quality of the service provided by the school, as long as basic conditions such as children’s’ health care, food, family condition and rules are accomplished. Therefore, learning, discipline, adaptation and adherence to school are mediated by contextual variables that school cannot guarantee. In order to assure school quality and school security, interventions in the family and community level are required. However, working directly within the family or community is not the role of the school. Or is it? This paper proposes a systemic approach of school problems, analyses in detail the particular situation of schools in social exclusion contexts, and emphasizes the need of service integration. Recommendations are discussed.por
dc.identifier.citationSALES, Célia - Segurança e violência escolar: uma visão sistémica. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.20-34por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/347
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M3%20-%20Sales.pdfpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectExclusão Socialpor
dc.subjectIntegração de Serviçospor
dc.subjectAbordagem Sistémicapor
dc.titleSegurança e violência escolar: uma visão sistémicapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage34p.por
oaire.citation.startPage20p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
M3.pdf
Size:
132.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: