Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Segurança e violência escolar: uma visão sistémica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
M3.pdf132.63 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O papel da escola é educar pessoas. O sucesso da educação dependerá em larga medida da qualidade do serviço oferecido pela escola, desde que estejam garantidas condições como as necessidades básicas de alimentação e saúde das crianças, condições e regras familiares favoráveis, etc. Significa que a aprendizagem, a assiduidade, a disciplina e a integração na vida escolar encontram-se mediados por variáveis contextuais, que por si só, a escola não pode garantir. Por outras palavras, garantir a segurança e a qualidade da escola exige intervenções noutras esferas, como a família e ou a comunidade. No entanto, intervir directamente na família e na comunidade não é papel da escola. Ou será? Este artigo propõe uma abordagem sistémica dos problemas escolares, aprofunda a situação particular da escola em contexto de exclusão social, dando especial ênfase à necessidade de integração de serviços. Apresenta igualmente recomendações de ordem prática. - The role of the school is to educate people. The success of education will mainly depend on the quality of the service provided by the school, as long as basic conditions such as children’s’ health care, food, family condition and rules are accomplished. Therefore, learning, discipline, adaptation and adherence to school are mediated by contextual variables that school cannot guarantee. In order to assure school quality and school security, interventions in the family and community level are required. However, working directly within the family or community is not the role of the school. Or is it? This paper proposes a systemic approach of school problems, analyses in detail the particular situation of schools in social exclusion contexts, and emphasizes the need of service integration. Recommendations are discussed.

Description

Keywords

Escola Família Exclusão Social Integração de Serviços Abordagem Sistémica

Citation

SALES, Célia - Segurança e violência escolar: uma visão sistémica. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.20-34

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

CC License