Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
781.13 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A realização do presente trabalho centrou-se no estudo do feedback pedagógico em instrutores de
Localizada.
Este estudo teve como objectivos realizar uma análise descritiva do feedback pedagógico dos
instrutores nas dimensões Valor e Resposta do Aluno ao FB e comparar por grupo de experiência
profissional.
Outro objectivo foi realizar uma análise descritiva as configurações de comportamento de feedback
e compará-las por grupo de experiência profissional.
O último objectivo foi verificar se existia uma associação entre as configurações de comportamento
de feedback e Resposta do Aluno ao FB por cada grupo de experiência profissional.
A amostra do estudo foi constituída por 62 instrutores de Fitness que leccionavam Localizada,
sendo estes, divididos em grupos com diferentes níveis de experiência profissional como instrutor de
Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com + 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com> 5 anos
de experiência (grupo C), distribuídos por Portugal.
No estudo utilizou-se o método da observação, tendo sido utilizado um sistema de observação do
feedback pedagógico com as dimensões Momento de Ocorrência, Retrospectiva, Forma, Objectivo,
Afectividade, Direcção, Acompanhamento de Prática Consequente ao Feedback, Valor, Resposta do Aluno
ao Feedback e respectivas categorias de diferentes autores (Carreiro da Costa, 1988; Piéron, 1999;
Sarmento, Veiga, Rosado, Rodrigues, & Ferreira, 1998; Schmidt & Lee, 1999; 2006). O método de registo utilizado foi o registo de ocorrências (Sarmento et. al., 1998) utilizando o
software Match Vision Studio Premium.
Foram realizadas as seguintes conclusões:
Relativamente à análise descritiva das dimensões Valor e Resposta do Aluno ao FB, verificou-se
que os instrutores de Fitness emitem mais feedbacks apropriados nas aulas de Localizada do que
feedbacks inapropriados, na dimensão Resposta do Aluno ao FB a categoria com mais emissão de
feedback é a categoria Modifica o Comportamento de acordo com o Feedback (MFB) para os três grupos
de experiência profissional, e a categoria com menos emissão de feedback é a categoria Modifica o
Comportamento com Qualquer outra Modificação (MNFB).
Quando comparadas as dimensões por grupo de experiência profissional parece que nas aulas de
Localizada, tanto os instrutores do grupo A, B ou C quando emitem feedbacks estes são apropriados, e os
alunos Modificam o Comportamento mais vezes de acordo com o Feedback e quase nunca Modificam o
Comportamento com Qualquer outra Modificação.
Assim rejeita-se a hipótese 1, não se verificam diferenças significativas na emissão de feedback
entre os instrutores de Localizada com diferentes níveis de experiência profissional na dimensão Valor e
na dimensão Resposta do Aluno ao Feedback. Relativamente à análise descritiva das configurações das categorias de comportamento de
feedback verifica-se que em todas as configurações o Momento é Concorrente, a Retrospectiva é
Separado e a Afectividade é Positiva.
Quando comparados por grupos de experiencia profissional verificou-se que em todos os grupos
(A, B e C) o feedback varia nas dimensões Acompanhamento da Prática Consequente ao Feedback e
Direcção. No grupo B e C o feedback também varia nas dimensões Forma e Objectivo.
Assim Rejeita-se a hipótese 2, não se verificam diferenças significativas entre as Configurações de
Comportamento de Feedback nos diferentes níveis de experiência profissional nos instrutores de Fitness
nas aulas de Localizada.
Foi realizada uma associação entre as configurações das categorias de comportamento de
feedback e a Resposta do Aluno ao FB por cada grupo de experiência profissional. Assim no grupo A verifica-se que existe afinidade entre a configuração “Conc, Sep, A/V, Pres+,
Pos, Ind, CicFb, Apr” e a resposta do aluno Não Modifica o Comportamento é Objectivo Modificar (NMO), e
a configuração “Conc, Sep, A/Q, Pres+, Pos, Ind, CicFb, Apr” com a resposta do aluno Modifica o
Comportamento de acordo com o Feedback (MFB).
Repare-se que em todas elas o feedback ao aluno (individual) é do tipo Concorrente, Separado,
Prescritivo Positivo, com Afectividade Positiva Ciclo de Feedback e Apropriado, variando a dimensão
Forma.
No grupo B não se verificou afinidade entre as configurações de comportamento de feedback e a
Resposta do Aluno ao FB, assim não há relação existente entre as variáveis configuração e Resposta do
Aluno ao FB.
No grupo C também não se verificou afinidade entre as configurações de comportamento de
feedback e a Resposta do Aluno ao FB assim não há relação existente entre as variáveis configuração e
Resposta do Aluno ao FB. Assim aceita-se parcialmente a hipótese 3, verificou-se existir uma associação entre as
configurações de comportamento de feedback e a Resposta do Aluno ao Feedback no grupo A, no
entanto, nos grupos B e C, não se verificou existir uma associação entre as configurações de
comportamento de feedback e a Resposta do Aluno ao FB. - The purpose of this work was to study the pedagogic feedback from Fitness instructors in resistance
training activity.
This study aims to perform a descriptive analysis of pedagogic feedback from instructors in
dimensions Value and Student Response of FB and comparing the groups of professional experience.
Another objective was to conduct a descriptive analysis of the behavior configurations of feedback
and compare them by group of professional experience.
The last objective was to verify whether there was an association between the behavior
configurations of feedback and Student Response of FB for each group of professional experience.
The study sample involved 62 resistance training instructors insert in different levels of professional
experience as Fitness instructor with ≤ 3 years of experience (group A); with > 3 to 5 years of experience
(group B); and with > 5 years of experience, the instructors were from Portugal.
In this study it was used the method of observation having been used the pedagogical feedback
observation systems with the dimensions Timing, Retrospective, Form, Intent, Affectivity, Direction, Practice
Accompaniment After Feedback, Value and Student Response of Feedback of different authors (Carreiro
da Costa, 1988; Piéron, 1999; Sarmento, Veiga, Rosado, Rodrigues, & Ferreira, 1998; Schmidt & Lee,
1999; 2006). The recording tactic used was event recording (Sarmento et. al., 1998) using the software
Match Vision Studio Premium.
Were made the following conclusions:
It was analyzed the feedback’s emission in dimension Value and Student Response of Feedback
and it appears that Fitness instructors emit more appropriate feedback in class than inappropriate, in
dimension Student Response of Feedback the category with more feedback’s emission is the category
Modifies Behavior according to the feedback for the tree groups of professional experience and the
category with less feedback’s emission is the category Modifies Behaviour any other change.
When compare the two dimensions by group of professional experience it appears that in class the
instructors of group A, B or C when they emit feedback’s these are appropriate and the students change the
behaviour more often according to the feedback and almost never modifies behaviour with any other
change.
Rejects the hypothesis 1, there were no significant differences in the feedback’s emission from
resistance training instructors with different levels of professional experience in the dimension value and
size response to student feedback.
In the descriptive analysis of behaviour configuration’s feedback there is in all of configurations the
Moment is Competitor, the Retrospective is Separate and is Positive affectivity.When compared by groups of professional experience showed that in all groups (A, B and C) the
feedback varies in dimensions Practice Accompaniment after Feedback and Direction. In group B and C
feedback also varies in dimension Form and dimension Objective.
Rejects the hypothesis 2, there were no significant differences between behaviour configurations
feedback at different levels of professional experience from fitness instructors.
We performed an association between the behaviour configurations of feedback and Student
Response of FB for each group of professional experience.
In group A it appears that there is affinity between the configuration “Conc, Sep, A/V, Pres+, Pos,
Ind, CicFb, Apr” and the Student Response of FB Don’t Modifies Behavior is Objective, and between the
configuration “Conc, Sep, A/Q, Pres+, Pos, Ind, CicFb, Apr” and Student Response of FB Modifies Behavior
according to the feedback.
Notice that all of them the feedback to student (individual) is of type competitor, Separated, Positive
Prescriptive, Positive affectivity, Feedback cycle and Appropriate and varies on dimension Form.
In group B there was no affinity between the behavior configurations of feedback and the Student
Response of FB, so there is no relationship between the configuration variables and Student Response of
FB.
In group C there wasn't also an affinity between the behavior configurations of feedback and the
Student Response of FB, so there is no relationship between the configuration variables and Student
Response of FB.
It is accepted in part the hypothesis 3, there was an association between the behavior configurations
of feedback and Student Response of FB in group A, however, in groups B and C, there wasn’t an
association between the behavior configurations of feedback and Student Response of FB.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Desporto – Especialização em Condição Física.Orientadora: Professora Doutora Susana Franco
Keywords
Feedback Pedagógico Experiência Profissional Configurações de Comportamento Pedagogic Feedback Professional Experience Behaviour configurations feedback
Citation
Publisher
Escola Superior de Desporto de Rio Maior