Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora
na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém,
dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de
Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora
apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a
formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes
para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para a iniciação
profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas
do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de
professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de
pesquisa e construtora de conhecimento profissional. - This text presents a brief systematization of the theoretical foundations of the
teachers’ training process adopted at Superior School of Education from Santarém. It
covers in detail the steps of this training process, stressing practice, reflection and
teachers’ action research as the basis for professional knowledge construction.
Description
Keywords
Supervisão Prática reflexiva Formação inicial de professores
Citation
GALVEIAS, Maria de Fátima Cid - Prática Pedagógica: cenário de formação profissional. Revista Interacções. Nº 8 (2008), p. 6-17
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação