Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Prática Pedagógica: cenário de formação profissional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
H1.pdf209.95 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente texto resulta da transcrição da comunicação apresentada pela autora na Jornadas de Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizadas no âmbito da iniciação à prática profissional dos cursos de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo. Nessa comunicação a autora apresentou uma breve sistematização teórica dos cenários de supervisão para a formação de professores, enfatizando os elementos que considera mais relevantes para a formação inicial dos professores, e que constituem referencial para a iniciação profissional dos cursos em referência. São ainda apresentadas com detalhe as etapas do processo supervisivo em torno da iniciação a uma prática profissional de professores que se pretende que seja reflexiva, problematizadora, promotora de pesquisa e construtora de conhecimento profissional. - This text presents a brief systematization of the theoretical foundations of the teachers’ training process adopted at Superior School of Education from Santarém. It covers in detail the steps of this training process, stressing practice, reflection and teachers’ action research as the basis for professional knowledge construction.

Description

Keywords

Supervisão Prática reflexiva Formação inicial de professores

Citation

GALVEIAS, Maria de Fátima Cid - Prática Pedagógica: cenário de formação profissional. Revista Interacções. Nº 8 (2008), p. 6-17

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

CC License