Repository logo
 
Publication

As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCavadas, Bento
dc.contributor.authorLourenço, Lara Gomes
dc.date.accessioned2025-03-04T22:16:06Z
dc.date.available2025-03-04T22:16:06Z
dc.date.issued2025-02-10
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB). Estruturado em duas partes principais, o relatório aborda, na primeira secção, uma análise reflexiva sobre a prática de ensino desenvolvida em três contextos de estágio diferentes: Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Nesta parte, são apresentadas breves caracterizações das instituições, das turmas envolvidas e da prática pedagógica realizada em cada uma delas. A segunda parte do relatório foca-se na componente investigativa, desenvolvida com alunos do Jardim de Infância e do 1.º CEB, sob o título: “As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem”. Esta seção contempla o enquadramento teórico, a metodologia aplicada, a caracterização dos participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos. As conclusões do estudo revelam que as crianças do Jardim de Infância têm maior facilidade em identificar os alimentos que consomem quando estes apresentam características menos processadas, enquanto os alunos do 1.º CEB demonstram uma compreensão sobre os efeitos dos alimentos no funcionamento do corpo. Por fim é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.por
dc.description.abstractThis report was prepared within the scope of the curricular unit of Research in Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). Structured into two main parts, the report addresses, in the first section, a reflective analysis of the teaching practice developed in three different internship contexts: Nursery, Kindergarten and 1st CEB. In this part, brief characterizations of the institutions, the classes involved and the pedagogical practice carried out in each of them are presented. The second part of the report focuses on the investigative component, developed with Kindergarten and 1st CEB students, under the title: “Children's conceptions about food and the consequences for the body of the food they eat”. This section covers the theoretical framework, the applied methodology, the characterization of the participants, the data collection instruments and techniques, as well as the presentation and discussion of the results obtained. The conclusions of the study reveal that Kindergarten children find it easier to identify the foods they consume when they have less processed characteristics, while 1st CEB students demonstrate an understanding of the effects of food on the functioning of the body. Finally, a final reflection on the entire academic career is presented.eng
dc.identifier.other203900529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5722
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectalimentação
dc.subjectalterações
dc.subjectcorpo
dc.subjectalimentos
dc.subjectfeeding
dc.subjectchanges
dc.subjectbody
dc.subjectfood
dc.titleAs conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerempor
dc.title.alternativeCapacitação digital de docentes, práticas letivas, formação contínua de professores, competências digitais, plano de formação.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_MEPE1CEB_Lara Lourenço.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: