Publication
Perceção dos educadores em contexto pré-escolar sobre a mediação de um livro infantil no momento pós-leitura
dc.contributor.advisor | Luis, Helena | |
dc.contributor.advisor | Mourato, Ana | |
dc.contributor.author | Costa, Ana Carina Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2023-01-28T16:26:50Z | |
dc.date.available | 2023-01-28T16:26:50Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | trabalho surge no âmbito na unidade curricular Investigação na Prática de Ensino Supervisionado e têm como finalidade compreender “Perceção dos educadores, em contexto pré-escolar, sobre a mediação de um livro infantil no momento pós-leitura.” Este tema surgiu no decorrer de várias experiências profissionais bem como ao longo das diversas práticas pedagógicas que este curso me ofereceu, onde foi possível observar que na maioria dos casos era solicitado um desenho como forma de encerrar o momento de leitura. Nestes momentos questionava-me sobre as atividades pós-leitura que se podiam oferecer às crianças tendo assim nascido este exercício de investigação. Para tal, a investigação assume um cariz de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, observação direta e notas de campo. Teve como participantes do estudo cinco educadoras de infância e um grupo de dezanove crianças. Através da análise de conteúdo do corpo das entrevistas e das observações no decorrer do estágio foi possível concluir que o livro, no momento pós-leitura, deve ser visto como um veículo de conexões, podendo muitas aprendizagens significativas acontecer no momento pós-leitura de forma transversal em todas as áreas de conteúdo. Foi ainda possível verificar através das entrevistas realizadas às educadoras que este momento é planificado, realçando também que esta planificação deve ser flexível consoante as intervenções das crianças. Quanto às atividades com mais destaque sugeridas pelas educadoras surge o desenho, todavia, foi consensual que as crianças quando questionadas, demonstram mais interesse em realizar outras atividades que interligam as diversas áreas de conteúdo com maior destaque para a área das expressões. Foi ainda possível observar no contexto desta investigação que as histórias permitem criar um ambiente mais propicio à exploração, ao envolvimento e à participação por parte das crianças, podendo assim aproveitar os momentos para enriquecer a criança com aprendizagens múltiplas, pois as histórias são um recurso inesgotável de aprendizagens bem como uma ponte para atividades diversas que irão desenvolver todas as áreas de conteúdo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work comes within the scope of the curricular unit Research in the Practice of Supervised Teaching and aims to understand "Perception of educators, in a preschool context, about the mediation of a children's book in the post-reading moment." This theme emerged in the course of several professional experiences as well as throughout the various pedagogical practices that this course offered me, where it was possible to observe that in most cases a drawing was requested as a way to close the reading moment. At these moments, I wondered about the post-reading activities that could be offered to children, thus giving rise to this research exercise. To this end, the research assumes a qualitative nature, using semi-structured interviews, direct observation and field notes. The study participants were five kindergarten teachers and a group of nineteen children. Through the content analysis of the body of the interviews and the observations during the internship, it was possible to conclude that the book, in the post-reading moment, should be seen as a vehicle of connections, and many significant learnings can happen in the post-reading moment in a transversal way. in all content areas. It was also possible to verify through the interviews carried out with the educators that this moment is planned, highlighting also that this planning must be flexible according to the children's interventions. As for the activities most prominently suggested by the educators the drawing appears, however, it was consensual that children, when questioned, show more interest in carrying out other activities that interconnect the different areas of content with greater emphasis on the area of expression. It was also possible to observe in the context of this investigation that stories allow creating an environment more conducive to exploration, involvement and participation on the part of children, thus being able to take advantage of the moments to enrich the child with multiple learnings, as stories are an inexhaustible resource of learning, as well as a bridge to diverse activities that will develop all content areas. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203181719 | |
dc.identifier.tid | 203181719 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4269 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | literatura infantil | pt_PT |
dc.subject | mediação pós-leitura | pt_PT |
dc.subject | envolvimento | pt_PT |
dc.subject | educação de infância | pt_PT |
dc.subject | hcildren's literature | pt_PT |
dc.subject | post-reading mediation | pt_PT |
dc.subject | involvement | pt_PT |
dc.subject | early childhood education | pt_PT |
dc.title | Perceção dos educadores em contexto pré-escolar sobre a mediação de um livro infantil no momento pós-leitura | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.level | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |