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- A música e a dança na educação de infância: intencionalidade educativa dos (as) educadores (as) de infânciaPublication . Nunes, Tânia Isabel Pombo; Togtema, Margarida; Mourato, AnaO Presente relatório pretende dar conta do percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vividas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, em contexto de Creche e Jardim de Infância. Descreve, também, o exercício investigativo realizado em torno do tema da educação artística, em particular, da Música e da Dança, assumindo como título “Música e Dança na Educação de infância: Intencionalidade educativa dos(as) educadores (as) de infância”. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra que incluiu 17 crianças e 4 educadoras. Os instrumentos utilizados foram as notas de campo realizadas ao longo das práticas de ensino supervisionadas, bem como os registos fotográficos (anexo 7) e vídeo do qual apresento uma análise de conteúdo (anexo 8). Outro instrumento utilizado foi a entrevista semi-diretiva realizada a 4 educadoras. A análise das observações e registos das atividades de música e de dança realizadas com as crianças, bem como a análise de conteúdo do corpo das entrevistas permitiram realizar um conjunto de reflexões e chegar a algumas conclusões. Genericamente, música e dança foram consideradas por todas as educadoras entrevistadas uma forma de comunicação, tal como apontam os estudos neste âmbito. Um outro aspeto relevante é o que se pretende com o facto de as educadoras considerarem que é possível trabalhar outras áreas de conteúdo a partir da música e da dança, referindo que estas áreas de expressão artística são transversais a outras áreas de conteúdo. Através deste exercício de investigação ainda verifiquei que a intencionalidade educativa no âmbito das áreas artísticas ainda não faz parte do planeamento das atividades por parte das educadoras. Aparentemente surge alguma confusão entre o que se entende por intencionalidade educativa e os ganhos inerentes à atividade realizada.
- Perceção dos educadores em contexto pré-escolar sobre a mediação de um livro infantil no momento pós-leituraPublication . Costa, Ana Carina Pereira da; Luis, Helena; Mourato, Anatrabalho surge no âmbito na unidade curricular Investigação na Prática de Ensino Supervisionado e têm como finalidade compreender “Perceção dos educadores, em contexto pré-escolar, sobre a mediação de um livro infantil no momento pós-leitura.” Este tema surgiu no decorrer de várias experiências profissionais bem como ao longo das diversas práticas pedagógicas que este curso me ofereceu, onde foi possível observar que na maioria dos casos era solicitado um desenho como forma de encerrar o momento de leitura. Nestes momentos questionava-me sobre as atividades pós-leitura que se podiam oferecer às crianças tendo assim nascido este exercício de investigação. Para tal, a investigação assume um cariz de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, observação direta e notas de campo. Teve como participantes do estudo cinco educadoras de infância e um grupo de dezanove crianças. Através da análise de conteúdo do corpo das entrevistas e das observações no decorrer do estágio foi possível concluir que o livro, no momento pós-leitura, deve ser visto como um veículo de conexões, podendo muitas aprendizagens significativas acontecer no momento pós-leitura de forma transversal em todas as áreas de conteúdo. Foi ainda possível verificar através das entrevistas realizadas às educadoras que este momento é planificado, realçando também que esta planificação deve ser flexível consoante as intervenções das crianças. Quanto às atividades com mais destaque sugeridas pelas educadoras surge o desenho, todavia, foi consensual que as crianças quando questionadas, demonstram mais interesse em realizar outras atividades que interligam as diversas áreas de conteúdo com maior destaque para a área das expressões. Foi ainda possível observar no contexto desta investigação que as histórias permitem criar um ambiente mais propicio à exploração, ao envolvimento e à participação por parte das crianças, podendo assim aproveitar os momentos para enriquecer a criança com aprendizagens múltiplas, pois as histórias são um recurso inesgotável de aprendizagens bem como uma ponte para atividades diversas que irão desenvolver todas as áreas de conteúdo.