Publication
Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Baptista, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T09:18:31Z | |
dc.date.available | 2025-08-27T09:18:31Z | |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.description.abstract | A Educação STEM tem estado em destaque nos últimos anos por fomentar o desenvolvimento de competências diversas, o interesse por estas áreas desde cedo e no prosseguimento de estudos nestas áreas. Assim, é fundamental criar condições para o envolvimento de futuros educadores e professores do 1.º Ciclo na realização e planificação de atividades STEM que promovam o desenvolvimento do seu Conhecimento de Conteúdo (CK) e do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK). Este estudo qualitativo e interpretativo analisou os efeitos de um programa STEM em futuros educadores e professores do 1.º e 2.º Ciclos sobre a temática do som. Foram utilizados como métodos de recolha de dados: (i) produções dos estudantes; (ii) notas de campo; (iii) teste de conhecimentos; e (iv) uma entrevista de grupo focado. Os resultados evidenciam conceitos erróneos sobre o som e algumas fragilidades no PCK das participantes. Contudo, foi evidente a evolução no CK e no PCK, nomeadamente, a apropriação dos princípios subjacentes à integração STEM. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia,M. & Baptista M. ( 2021 dezembro, 20). Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos. Educação em ciências: interações e desafios, Coimbra. ISBN 978-989-99491-1-9 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-99491-1-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5862 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Coimbra / Associação Portuguesa de Educação em Ciências | pt_PT |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Conhecimento de conteúdo | pt_PT |
dc.subject | conhecimento pedagógico de conteúdo | pt_PT |
dc.subject | educação STEM | pt_PT |
dc.subject | formação inicial de educadores e professores | pt_PT |
dc.title | Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos | por |
dc.type | conference proceedings | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | |
oaire.citation.endPage | 184 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 181 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação em ciências: interações e desafios | pt_PT |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Correia | |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Marisa | |
person.givenName | Mónica | |
person.identifier | AAI-9781-2020 | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.ciencia-id | A61D-36C8-8BF1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1609-5764 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37461074200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication | 4137592d-5e4e-418e-954c-2bbe4aedd64b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4137592d-5e4e-418e-954c-2bbe4aedd64b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- EDUCACAO EM CIENCIAS INTERACOES E DESAFIOS-181-184.pdf
- Size:
- 135.55 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: