Repository logo
 
Publication

Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorBaptista, Mónica
dc.date.accessioned2025-08-27T09:18:31Z
dc.date.available2025-08-27T09:18:31Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.description.abstractA Educação STEM tem estado em destaque nos últimos anos por fomentar o desenvolvimento de competências diversas, o interesse por estas áreas desde cedo e no prosseguimento de estudos nestas áreas. Assim, é fundamental criar condições para o envolvimento de futuros educadores e professores do 1.º Ciclo na realização e planificação de atividades STEM que promovam o desenvolvimento do seu Conhecimento de Conteúdo (CK) e do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK). Este estudo qualitativo e interpretativo analisou os efeitos de um programa STEM em futuros educadores e professores do 1.º e 2.º Ciclos sobre a temática do som. Foram utilizados como métodos de recolha de dados: (i) produções dos estudantes; (ii) notas de campo; (iii) teste de conhecimentos; e (iv) uma entrevista de grupo focado. Os resultados evidenciam conceitos erróneos sobre o som e algumas fragilidades no PCK das participantes. Contudo, foi evidente a evolução no CK e no PCK, nomeadamente, a apropriação dos princípios subjacentes à integração STEM.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia,M. & Baptista M. ( 2021 dezembro, 20). Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos. Educação em ciências: interações e desafios, Coimbra. ISBN 978-989-99491-1-9
dc.identifier.isbn978-989-99491-1-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5862
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbra / Associação Portuguesa de Educação em Ciênciaspt_PT
dc.rights.uriN/A
dc.subjectConhecimento de conteúdopt_PT
dc.subjectconhecimento pedagógico de conteúdopt_PT
dc.subjecteducação STEMpt_PT
dc.subjectformação inicial de educadores e professorespt_PT
dc.titleOs efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclospor
dc.typeconference proceedings
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra
oaire.citation.endPage184pt_PT
oaire.citation.startPage181pt_PT
oaire.citation.titleEducação em ciências: interações e desafiospt_PT
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameCorreia
person.familyNameBaptista
person.givenNameMarisa
person.givenNameMónica
person.identifierAAI-9781-2020
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-idA61D-36C8-8BF1
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0003-1609-5764
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
person.identifier.scopus-author-id37461074200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication4137592d-5e4e-418e-954c-2bbe4aedd64b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4137592d-5e4e-418e-954c-2bbe4aedd64b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EDUCACAO EM CIENCIAS INTERACOES E DESAFIOS-181-184.pdf
Size:
135.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: