Repository logo
 
Publication

Literacia para a saúde na perspetiva das crianças de nove e dez anos, em meio escolar.

dc.contributor.authorVieira, Maria
dc.date.accessioned2020-09-24T13:39:01Z
dc.date.available2020-09-24T13:39:01Z
dc.date.issued2020-04
dc.descriptionMestrado em Enfermagem Comunitáriapt_PT
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre na área de Enfermagem Comunitariapt_PT
dc.description.abstractA literacia para a saúde está associada à promoção da saúde e tem influência nos comportamentos, nos resultados e na cidadania em saúde. Com o objetivo de caraterizar a literacia para a saúde na perspetiva das crianças em meio escolar, desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com orientação dedutivo-indutiva. Desenvolveram-se vinte entrevistas semiestruturadas, analisadas recorrendo à análise de conteúdo. A literacia para a saúde dos participantes carateriza-se pela capacidade de compreensão, gestão e investimento nas áreas da alimentação e controlo do peso, resultante da informação sobre saúde veiculada pelos profissionais de saúde, pais, professores e pares, o que permite promover a saúde e prevenir doenças através da adoção de estilos de vida saudáveis. Identifica-se a falta de conhecimento relativamente à informação sobre a prevenção do baixo peso. Conclui-se que a promoção da saúde contribui para a capacitação, ‘empowerment’, literacia para a saúde e cidadania em saúde. Health literacy is associated with health promotion and influences health behaviours, outcomes and citizenship. In order to characterize health literacy from the perspective of children in school, a study with a qualitative approach was developed, with a deductive-inductive orientation. Twenty semi-structured interviews were developed and analysed using the content analysis technique. The health literacy of the participants is defined by the ability to understand, manage and invest in the areas of food and weight control, resulting from health information conveyed by health professionals, parents, teachers and peers, which allows to promote health and prevent disease through the adoption of healthy lifestyles. We identified a lack of knowledge regarding information on the prevention of low weight. We concluded that health promotion contributes to training, empowerment, health literacy and health citizenship.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVieira, M.(2020). Literacia para a saúde na perspetiva das crianças de nove e dez anos, em meio escolar. Santarém. Escola Superior de Saúdept_PT
dc.identifier.tid202548090
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3052
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEnfermagem Comunitáriapt_PT
dc.subjectCidadania pra a saúdept_PT
dc.subjectLiteracia para a saúdept_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.titleLiteracia para a saúde na perspetiva das crianças de nove e dez anos, em meio escolar.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleLiteracia para a saúde na perspetiva das crianças de nove e dez anos, em meio escolar.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO LITERACIA PARA A SAÚDE - MAGDALENA VIEIRA.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format