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Authors
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Abstract(s)
Com este estudo, pretende-se descrever mudanças nas conceções de ensino e
aprendizagem das ciências e nas práticas de professores do 1.º ciclo, após o
envolvimento num programa de formação, que promovia o uso do trabalho
laboratorial e conhecer as dificuldades sentidas ao longo da formação. Participaram
no estudo dez professoras do 1.º ciclo do ensino básico, pertencentes a sete escolas
diferentes, situadas na mesma região de Portugal. Privilegiaram-se fontes de
recolha de dados múltiplas, incluindo a observação naturalista, a entrevista e
documentos escritos. Os resultados apontam para poucas mudanças nas conceções
destas professoras e que estas são consistentes com as suas práticas. Para além
disso, as professoras revelam diversas dificuldades associadas à planificação e
implementação de atividades laboratoriais.
Description
Keywords
Conceções de ensino e aprendizagem de ciências no 1.º ciclo, trabalho laboratorial, formação de professores.
Citation
Correia,M. & Freire,A.(2015).Conceções e práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial. In La ensenanza de las ciencias: desafíos y perpectivas. Ourense; Educación Editora, 313-317.ISBN 978-84-15524-24-3.