Repository logo
 
Publication

Aprendizagem entre pares como estratégia de permanência e êxito nos Cursos Técnicos no Campus Brasília

dc.contributor.advisorDias, Paulo
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina Madeira da
dc.contributor.authorSousa, Diana Angélica Carvalho de
dc.date.accessioned2019-10-28T09:50:05Z
dc.date.available2019-10-28T09:50:05Z
dc.date.issued2019-09-18
dc.description.abstractEssa dissertação trata da pesquisa que tem por objetivo principal identificar as estratégias utilizadas entre os estudantes para contribuir com o processo de ensino aprendizagem entre os pares nos cursos técnicos do campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB. Para isso contou com a participação dos estudantes selecionados no programa denominado monitoria nos anos de 2017 e 2018, monitores, e os estudantes por eles assistidos. Dentro desse recorte 15 estudantes monitores e 10 estudantes assistidos foram submetidos a procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando a metodologia qualitativa. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de forma a conhecer as estratégias e as contribuições da atividade entre os pares para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Constatou-se que as principais contribuições relacionam-se ao aprimoramento das habilidades sociais, promoção da autonomia, autorregulação da aprendizagem, motivação para persistir no curso e cooperação. A partir disso foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para a melhoria contínua e pleno aproveitamento desse programa como importante recurso para valorização dos processos de ensino aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis Master’s thesis deals with the research whose main objective is to identify the strategies used among students to contribute to the teaching-learning process between peers in the technical courses of Brasília campus, The Federal Institute of Education, Science and Technology Brasília - IFB. It had the participation of the students selected in the program called monitoria in the years 2017 and 2018 and the students they assisted. Within this cut-off, 15 student monitors and 10 assisted students were submitted to a semi-structured interview survey procedure using the qualitative methodology. The obtained data were analyzed based on the content analysis in order to know the strategies and the contributions of the activity among the pairs for the development of the teaching-learning process. It was verified that the main contributions are related to the improvement of social skills, promotion of autonomy, self-regulation of learning, motivation to persist in the course and cooperation. From this, a proposal for socio-educational intervention was developed, created to the continuous improvement and full utilization of this program as an important resource for valuing learning-teaching process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202292746
dc.identifier.tid202292746
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2735
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectaprendizagem entre parespt_PT
dc.subjecteducação profissionalpt_PT
dc.subjecthabilidades sociaispt_PT
dc.subjectautorregulaçãopt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectcooperaçãopt_PT
dc.subjectpeer learningpt_PT
dc.subjectprofessional educationpt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.subjectself-regulationpt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectcooperationpt_PT
dc.titleAprendizagem entre pares como estratégia de permanência e êxito nos Cursos Técnicos no Campus Brasíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Diana Sousa.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: