Publication
O nosso planetário. Astronomia em Contexto Pré-Escolar.
dc.contributor.author | Marques, Nicole | |
dc.contributor.author | Ferreira, Rita | |
dc.contributor.author | Dias, Sara | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2018-01-11T16:39:49Z | |
dc.date.available | 2018-01-11T16:39:49Z | |
dc.date.issued | 2017-07-19 | |
dc.description.abstract | É hoje consensual que as ciências, como forma racional de descobrir o mundo (Reis, 2008), devem ser abordadas desde as idades mais precoces. Um tema que desperta curiosidade nas crianças devido à relação com o seu dia-a-dia é a astronomia, mas por não existir manipulação direta da criança, torna-se algo difícil para a mesma compreender (Curval & Peixoto, 2016). Contudo, é possível recorrer a vários dispositivos ou ferramentas (físicas ou digitais) que permitam à criança observar e explorar, e, assim, facilitar a compreensão dos fenómenos (Pereira, 2012). A atividade aqui descrita foi dinamizada numa turma de pré-escolar, constituída por 19 crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade, de um Jardim de Infância do Concelho de Santarém durante o mês de maio de 2017, em contexto de estágio da formação inicial de educadores. O tema da atividade é o Sistema Solar, que é referido nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva, Marques, Mata & Rosa, 2016), no seguinte excerto: As aprendizagens em ambiente pré-escolar podem ampliar-se e diversificar-se, para além do meio imediato, (…) o planeta Terra, algumas noções do sistema solar e da influência do sol na vida da terra, os rios, os mares, os acidentes orográficos, etc.). (pp. 93-94) Para além da Área de Conteúdo de Conhecimento do Mundo, foi feita a articulação com a Área da Expressão e Comunicação (Domínios da Educação Motora, da Educação Artística, da Matemática e da Linguagem Oral e abordagem à Escrita) em diversos momentos da atividade. Iniciou-se a atividade com o visionamento do filme “Paxi - O Sistema Solar”, da Agência Espacial Europeia (2016), e promoveu-se uma breve conversa com as crianças no sentido de perceber o que pensavam sobre o que viram e de reforçar algumas das informações mais importantes. Posteriormente, as crianças de 3 e 4 anos decoraram com os dedos as estrelas recorrendo a guaches e a purpurinas; as crianças de 5 e 6 anos pintaram os planetas do sistema solar, o Sol e a Lua, recorrendo a guaches e pincéis (Figura 1). Para apoiar a realização destas tarefas, foi projetada no quadro interativo uma imagem do sistema solar. No segundo dia da intervenção, realizou-se a leitura do livro Estrelas e Planetas (Winters & Senden, 2011), dinamizada por uma das estagiárias (Figura 2), que explicou alguns conceitos, esclareceu dúvidas expressadas pelas crianças e mostrou as ilustrações do livro. Em seguida, procedeu-se à montagem do planetário. Esta consistiu num chapéu-de-sol reciclado, que previamente foi forrado pelas estagiárias com tecido azul-escuro, agrafador, agrafes e cola. As crianças ajudaram na colagem dos efeitos na parte exterior do planetário e, por fim, promoveu-se a discussão com o grupo sobre a posição dos planetas, durante a sua colocação com fio de pesca. Depois de concluída esta tarefa, solicitou-se às crianças que elaborassem um desenho sobre o sistema solar, com a finalidade de aferir as aprendizagens construídas e de promover a singularidade criativa de cada criança. No final, realizou-se a inauguração do planetário, em que toda a turma pôde explorar com a ajuda de uma lanterna para iluminar a maquete. As crianças empenharam-se em todas as etapas da atividade e revelaram, aquando da leitura do livro e nos desenhos que elaboraram, conhecer os nomes, as caraterísticas e o posicionamento dos planetas no sistema solar. De referir ainda, que o interesse suscitado pelo tema fez que continuasse a ser explorado na semana seguinte. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | 4. Marques, N., Ferreira, R., Dias, S., & Correia, M. (2017). O nosso planetário – Astronomia em contexto Pré-escolas. In Casa das Ciências (Ed.). Livro de Resumos do IV Encontro Internacional da Casa das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Económico (pp. 111-112). Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98309-3-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1993 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Casa das Ciências | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/conteudo/pdf/livroResumos.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Astronomia | pt_PT |
dc.subject | Educação em Ciências | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.title | O nosso planetário. Astronomia em Contexto Pré-Escolar. | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 112 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 111 | pt_PT |
oaire.citation.title | IV ENCONTRO INTERNACIONAL DA CASA DAS CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO | pt_PT |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |