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Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social centro de dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas:uma abordagem multistakeholder

dc.contributor.advisorDias, Paulopor
dc.contributor.advisorLeal, Susanapor
dc.contributor.authorIsidoro, Anabela Santos
dc.date.accessioned2014-02-11T13:59:28Z
dc.date.available2014-02-11T13:59:28Z
dc.date.issued2014-01-09
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Gestão das Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013por
dc.description.abstractNo tempo conturbado em que vivemos, o papel da Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. As organizações da ES são muitas vezes o único espaço de afirmação daqueles que não têm voz ou relativamente aos quais é fácil negar direitos. A eficácia destas organizações é por isso determinante. Este trabalho é realizado no âmbito da ES e da eficácia organizacional das suas estruturas. No contexto da ES, além da caraterização, discussão concetual e reflexão acerca da sua identidade, no mundo e em Portugal, estudamos as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no nosso país, dando enfoque, neste domínio, às Respostas Sociais (RS) relacionadas com o envelhecimento da população, sobretudo o Centro de Dia (CD). Sequencialmente, trabalhamos ao nível da avaliação da eficácia organizacional desta RS, numa IPSS - o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA) - utilizando uma abordagem multistakeholder. Assim, realizamos na primeira parte do trabalho, uma revisão da literatura nos domínios da ES, IPSS em Portugal, envelhecimento da população, RS de apoio a idosos e, ainda, nos domínios da eficácia organizacional. Na componente empírica da dissertação, estudamos a RS referida. Identificamos, junto dos seus vários stakeholders, os determinantes da eficácia organizacional, com base nos quais nos propomos desenhar um modelo de avaliação, “à medida”, para esta RS do CBESZA. Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados serão recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders.por
dc.identifier.tid201010666
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/907
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEconomia Socialpor
dc.subjectIPSSpor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEficácia organizacionalpor
dc.titleOs determinantes da eficácia organizacional na resposta social centro de dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas:uma abordagem multistakeholderpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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