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Abstract(s)
Face a um consumo tendencialmente em regressão e a uma concorrência acrescida, a diferenciação da produção de vinho portuguesa assume particular relevo. Neste contexto, a criação de diversas novas regiões determinadas e o incremento da produção de V.Q.P.R.D. reforçam a necessidade de conhecer os comportamentos dos compradores/consumidores e os factores que mais influenciam as suas escolhas. Nesta comunicação procura-se caracterizar a evolução do consumo de vinho em Portugal, e contribuir para a identificação de atitudes e preferências do consumidor com base num inquérito realizado na região da Grande Lisboa, em que se procurou caracterizar os comportamentos de compra e de consumo de vinho, e em particular avaliar a notoriedade dos novos V.Q.P.R.D. das regiões de Almeirim e Coruche.
Os resultados deste inquérito revelam grandes afinidades com os obtidos noutros países e fornecem indicações úteis e eventualmente extensíveis a outras regiões, para a definição de estratégias de Marketing, nomeadamente no que se refere à segmentação do mercado e posicionamento do produto.
Description
Keywords
Vinho Consumo Pesquisa de mercado Marketing
Citation
DUARTE, F.; RUIVO, P. L. - Comportamentos de compra e de consumo em Portugal: o caso particular dos vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas(VQPRD). In Actas do 4º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, Vol. 2, 1998: 299-308