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A problemática dos impostos diferidos:grau de harmonização, nível de divulgação e seus determinantes

dc.contributor.advisorLopes, Ilídio Tomáspor
dc.contributor.authorSilva, Marisa Dalila Coelho da
dc.date.accessioned2013-11-21T12:24:54Z
dc.date.available2013-11-21T12:24:54Z
dc.date.issued2013-07-12
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013por
dc.description.abstractDevido à crescente harmonização contabilística, a nível internacional, ocorrida nas últimas décadas através da publicação de vários diplomas que consagram esse objetivo, espera-se que a qualidade da informação fornecida pelos operadores económicos seja, não só maior,como também mais abrangente e mais equitativa. Deste modo, as International Accounting Standards (IAS) apresentam-se como diretivas das matérias abordadas no que respeita às definições, ao reconhecimento e à apresentação e divulgação da informação. Será, portanto, relevante compreender se, de facto, as empresas estão a cumprir o estipulado pelas IAS, atingindo a harmonização pretendida. O presente estudo pretende responder a estas questões, assentando na replicação de metodologias já testadas noutras temáticas e populações, nomeadamente nos estudos de Henrique (2010) e Lemos (2009). Assim, para o tema dos impostos diferidos, testou-se se as empresas portuguesas cotadas no ano de 2010 divulgam o previsto pela IAS 12, verificando-se a harmonização da informação cumprida. Investigou-se igualmente, se o cumprimento de determinado requisito de apresentação e divulgação é independente do tipo de requisito de que se trata. Por fim, identificaram-se os fatores que contribuem para o índice de divulgação de informação sobre impostos diferidos. Os resultados mostram que o tipo de requisito a divulgar influencia o cumprimento de divulgação, não sendo, portanto, independente. Quanto aos fatores explicativos do índice de divulgação apontados - qualidade do auditor externo, existência de planos de atribuição de ações/opções a empregados, setor de atividade financeiro ou não, dimensão da empresa e nível de endividamento - não é possível identificar estatisticamente a associação entre as variáveis dummy. Porém, foi possível aferir que existe uma correlação positiva entre a dimensão das empresas e o índice de divulgação.por
dc.identifier.tid201010186
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/876
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectImpostos Diferidospor
dc.subjectEmpresas Cotadas Portuguesaspor
dc.subjectÍndice de Divulgaçãopor
dc.subject2010por
dc.titleA problemática dos impostos diferidos:grau de harmonização, nível de divulgação e seus determinantespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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