Repository logo
 
Publication

Ambientes educativos inovadores: um percurso de formação de professores

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2021-06-07T22:01:28Z
dc.date.available2021-06-07T22:01:28Z
dc.date.issued2020-07
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o percurso de formação de professores na unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores (AEI) de um Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esse percurso, organizado em quatro módulos, iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. De seguida foram exploradas diferentes abordagens pedagógicas inovadoras, com a finalidade de capacitar os professores com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. O desempenho dos professores nas atividades realizadas na UC AEI foi avaliado através de rubricas. O estudo de caso descritivo e exploratório aqui apresentado recorreu, para além da análise documental realizada através de rubricas, a uma entrevista de grupo focado. O balanço global do funcionamento da UC mostra que os professores se sentiram globalmente satisfeitos com as competências que desenvolveram quanto ao contributo dos AEI na inovação do ensino e na gestão curricular, o que poderá contribuir para a mudança das suas práticas.pt_PT
dc.description.abstractThis paper presents a course of teacher training in the Innovative Learning Environments curricular unit of a Master in Digital Resources in Education. This course is organized in four modules and began with the characterization of ILE and its principles and the study of how the competences for the XXI century can be developed in ILE. In order to promote teacher education with the essential knowledge for the use of AEI, innovative pedagogical approaches were explored. A major task was the design and discussion of learning scenarios in ILE and reflection on their contribution to teaching practices. This descriptive and exploratory case study used rubrics to evaluate teachers’ outcomes and a focused group interview. The overall assessment of the functioning of the ILE curricular unit shows that teachers have been satisfied with the competences they have developed regarding the contribution of the ILE to the innovation of teaching and curricular management, which may contribute for changing of their practices.pt_PT
dc.description.abstractEste trabajo presenta el recorrido de formación de profesores en la unidad curricular de Ambientes Educativos Innovadores (AEI) de un Máster en Recursos Digitales en Educación. Este curso, organizado en cuatro módulos, comenzó con la caracterización de AEI y sus principios e el estudio de cómo se pueden desarrollar las competencias para el siglo XXI en AEI. Con el fin de capacitar a los profesores con los conocimientos esenciales para el uso de AEI, se exploraron diferentes enfoques pedagógicos innovadores. Una tarea importante fue el diseño y la discusión de los escenarios de aprendizaje en AEI y la reflexión sobre su contribución a las prácticas de enseñanza. Este estudio de caso descriptivo y exploratorio utilizó rúbricas para evaluar los resultados de los maestros y una entrevista grupal enfocada. La evaluación general del funcionamiento de la unidad curricular de AEI muestra que los docentes están satisfechos con las competencias que han desarrollado en relación con la contribución de AEI a la innovación de la enseñanza y la gestión curricular, lo que puede contribuir al cambio de sus prácticas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M., & Cavadas, B. (2020). Ambientes educativos Inovadores: um percurso de formação de professores. Indagatio Didactica, 12(3), 285-301. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20088pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v12i3.20088pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3494
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadorespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20088/14589pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectambientes educativos inovadorespt_PT
dc.subjectcenários de aprendizagempt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectinnovative learning environmentspt_PT
dc.subjectlearning scenariospt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.subjectescenarios de aprendizajept_PT
dc.subjectformación de profesorespt_PT
dc.titleAmbientes educativos inovadores: um percurso de formação de professorespt_PT
dc.title.alternativeInnovative Learning Environments: a teacher education coursept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage301pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage285pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameCavadas
person.givenNameMarisa
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ambientes Educativos Inovadores.pdf
Size:
234.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format