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Comunicação pública em territórios rurais – perceções e participação dos atores globais em Avelãs de Cima

authorProfile.affiliationInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarémpt_PT
dc.contributor.authorRuivo, P.
dc.contributor.authorCarvalho, José Manuel Oliveira
dc.contributor.authorVeiga, M.
dc.date.accessioned2014-08-12T14:18:58Z
dc.date.available2014-08-12T14:18:58Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractVivemos num mundo cada vez mais globalizado e uma das consequências é a crescente concorrência que existe entre territórios, reforçando-se a necessidade de fazer chegar aos públicos interessados, um conjunto de atributos e diferenciações, suficientemente atrativos e apelativos, para que estes territórios sejam “consumidos”, não só pelo seu reconhecimento temporal, mas também pela forma como ele se comunica. Se até ao momento esta diferenciação era apenas explicitada numa base meramente turística (pelos impactos económicos positivos que normalmente se conseguem), hoje a estratégia deve seguir um plano de marketing capaz de atrair e fixar quer residentes, excursionistas, turistas e investidores, satisfazendo-os. Dos estudos realizados é comumente aceite que o sucesso da execução de um plano de marketing territorial assenta num modelo participativo que promova e antecipe necessidades e desejos dos atores globais e que valide e identifique os pontos fortes, para ajudar a desenvolver (definir e implementar) uma estratégia sustentável, a prazo. Então é relevante chamar ao processo estes atores (públicos e privados, residentes e visitantes) envolvendo-os nesta identificação, comprometendo-os também nos seus resultados.Com este artigo apresenta-se então um estudo de caso aplicado a um território rural, na freguesia de Avelãs de Cima, tendo sido utilizada como metodologia um inquérito por questionário a todos os atores. Enumeram-se os fatores relevantes identificados, assim como os que não se desejam ver aplicados, requisitos evidentes para iniciar uma nova política de comunicação pública. Deste trabalho já resultou uma nova abordagem pelos atores públicos locais, destacando a perspetiva de utilização de sinergias pela integração dos recursos de duas outras freguesias, estando em construção um projeto comum de rotas com base nos atributos dessas localidades.-----We live in an increasingly globalized world and one of the consequences is the increasing competition that exists between areas, reinforcing the need to reach out to stakeholders, a set of attributes and differences sufficiently attractive and appealing, so that these territories are "consumed ", not only by their temporal recognition, but also for how it communicates. If so far this differentiation was only explained in a purely tourist base (by the positive economic impacts that usually can get), today the strategy must follow a marketing plan able to attract and retain residents, hikers, tourists and investors. There are studies where is commonly accepted that the successful implementation of a territorial marketing plan based on a participatory model that promotes and anticipate needs and desires of the global players and validate and identify the strengths, to help develop (define and implement) one sustainable strategy in the long term. So it is relevant to call these actors (public and private, residents and visitors) involving them in this identification and also committing them in their results. With this article we present a case study applied to a rural area in the parish of Avelãs de Cima, having been used a survey methodology for all actors. All the relevant identified factors are listed, as well as those which do not wish to see applied, clear requirements to start a new policy of public communication. This work has resulted in a new approach by local public actors, highlighting the prospect of using synergies by integrating the features of two other parishes, under construction with a common design routes based on attributes of those localities.por
dc.identifier.citationRuivo P.; Carvalho J. & Veiga, M. (2014), Comunicação pública em territórios rurais – perceções e participação dos atores globais em Avelãs de Cima. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 2 (2), 8-2por
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1010
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUnidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)por
dc.relation.publisherversionhttp://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2014/04/revista-UIIPS_N2_V2_-2014_Vf-2.pdfpor
dc.subjectZona ruralpor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectmarketing territorialpor
dc.subjectRural areaspor
dc.subjectCompetitivenesspor
dc.subjectMarketingpor
dc.titleComunicação pública em territórios rurais – perceções e participação dos atores globais em Avelãs de Cimapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage21por
oaire.citation.startPage8por
oaire.citation.titleRevista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Número especial do Congresso Investigação, inovação e tecnologia: novos desafiospor
oaire.citation.volume2por
person.familyNameLúcia da Mata Silvério Ruivo
person.familyNameCarvalho
person.givenNamePaula
person.givenNameJosé Manuel Oliveira
person.identifier.ciencia-id5211-EB99-9145
person.identifier.orcid0000-0001-6868-2894
person.identifier.orcid0000-0002-4162-750X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationda2dda34-6ec1-4fc3-91cb-869d8e0b8a0f
relation.isAuthorOfPublicationdebe6cad-0bd1-4f73-8c80-2c3e29279c3a
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