Repository logo
 
Publication

A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorGomes, Marta Filipa Neto
dc.date.accessioned2021-08-16T23:53:52Z
dc.date.available2021-08-16T23:53:52Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas e as aprendizagens mais significativas adquiridas enquanto futura educadora de infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de creche e jardim de infância. Aborda, também, o exercício investigativo que versa a temática da promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo, que é um instrumento que serve de apoio e permite desenvolver a autonomia, a comunicação e a participação. Neste estudo de natureza qualitativa recorreu-se: à observação das crianças a partir da Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adaptado por Piscalho & Simão, 2014); a inquéritos por questionário realizados a uma educadora de infância e a oito encarregados de educação. Como principais resultados destaca-se a importância de observar as competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças e, assim, encontrar estratégias mais adequadas para promovê-las intencionalmente. O uso da CHILD permitiu perceber que a dimensão motivacional é a menos desenvolvida nestes contextos de educação de infância. E, através do diário de grupo, foi possível desenvolver a aprendizagem autorregulada das crianças, já que o mesmo permitiu dar voz às crianças e, em simultâneo, instigou a sua iniciativa para aprender a aprender.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the path taken under the Master's Degree in Pre-School Education, highlighting the most significant experiences and learning acquired as a future kindergarten teacher, within the scope of Supervised Teaching Practice, in the context of daycare and kindergarten. It also addresses the investigative exercise that deals with the theme of promoting self-regulation of children's learning from the group diary, which is an instrument that supports and allows the development of autonomy, communication and participation. In this qualitative study, we used: the observation of children from the Independent Learning Development List (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adapted by Piscolho & Simão, 2014); questionnaire surveys carried out with a kindergarten teacher and eight guardians. The main results highlight the importance of observing the self-regulatory skills of children's learning and, thus, to find more appropriate strategies to intentionally promote them. The use of CHILD allowed us to realize that the motivational dimension is the least developed in these contexts of early childhood education. And, through the group diary, it was possible to develop the children's self-regulated learning, as it allowed them to give voice to the children and, at the same time, instigated their initiative to learn to learn.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202756718
dc.identifier.other202756718
dc.identifier.tid202756718
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3606
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectdiário de grupopt_PT
dc.subjectautonomiapt_PT
dc.subjectpapel do educadorpt_PT
dc.subjectself-regulatory skillspt_PT
dc.subjectself-regulatory skillspt_PT
dc.subjectautonomypt_PT
dc.subjectrole of educatorpt_PT
dc.titleA promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio de Estagio_Marta Gomes.pdf
Size:
26.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format