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Abstract(s)
Este artigo procura estabelecer uma ligação entre perspectivas que valorizam o
processo de construção da identidade profissional e diversas facetas dos programas
de formação inicial de professores de Matemática, na Universidade de Lisboa
(Portugal) e na Universidade Estadual de Londrina (Brasil). A investigação sobre o
ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre a formação de professores,
tem informado diversas opções tomadas no desenho dos cursos, na definição do
leque de disciplinas, e dos respectivos conteúdos e metodologias. As ideias de
vulnerabilidade e agência aparecem, neste contexto, associadas ao desenvolvimento
de uma identidade profissional enquanto professor de Matemática que actua em
determinados contextos, sujeito a certos sistemas de mediação (Lasky, 2005). O
objectivo deste artigo é evidenciar aspectos ligados à construção da identidade
profissional de futuros professores das duas instituições, nomeadamente, os conceitos
de vulnerabilidade e agência, a partir das suas narrativas. Para isso utilizamos
narrativas produzidas por futuros professores no contexto desses programas de
formação que evidenciam a construção da identidade profissional, e que foram
desencadeadas através da auto-reflexão. - This article seeks to establish a link between perspectives that value the process
of professional identity construction and various facets of preservice mathematics
teacher education programs in the University of Lisbon (Portugal) and in the State
University of Londrina (Brazil). Research on teaching and learning of mathematics, as
well as teacher education, has reported several choices made in designing the
courses, in defining the range of disciplines, and their content and methodologies. The
ideas of vulnerability and agency appear in this context associated with developing a
professional identity as a mathematics teacher who acts in certain contexts, subject to
certain systems of mediation (Lasky, 2005). The aim of this paper is to highlight
aspects of the construction of professional identity of teachers from both institutions, in
particular, the concepts of vulnerability and agency, from its narratives. For that use
narratives by teachers in the context of these education programs that demonstrate the
construction of professional identity, and that were triggered through self-reflection.
Description
Keywords
Formação inicial de professores de matemática Identidade profissional Vulnerabilidade Agência
Citation
Oliveira,H. & Cyrino, M. (2011). A formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Revista Interacções,18(7),104-130.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação