Repository logo
 
Publication

Mestrado em Desporto com especialização em Educação Física Escolar - O Excesso de Peso dos Adolescentes: Programa de Intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros

dc.contributor.authorVaz, Cláudia Danif
dc.date.accessioned2014-08-10T16:20:51Z
dc.date.available2014-08-10T16:20:51Z
dc.date.issued2011-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Desporto com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, especialização em Educação Física Escolar, por Cláudia Alexandra Danif Félix Vaz. Orientadora: Profª. Doutora Rita Santos Rochapor
dc.description.abstractEsta investigação teve como objectivo geral conceber e implementar um programa de intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros (situada no Concelho de Sintra) e, consequentemente, conhecer a aptidão física associada à saúde de todos os alunos que frequentam o 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Anos), e avaliar os efeitos do exercício físico no controlo do excesso de peso/composição corporal e na melhoria da aptidão física dos adolescentes. Para concretizar o objectivo referido realizou-se uma avaliação da composição corporal (peso/altura, índice de massa corporal, perímetro da cintura e % massa gorda) de todos os alunos do 3º Ciclo (465). Os alunos realizaram, também, alguns dos testes de aptidão física da bateria de testes do Fitnessgram, em particular os testes de resistência (vaivém) e de força e resistência abdominal. Todos os alunos que se encontravam com o índice de massa corporal maior ou igual a 24 Kg/m 2 foram referenciados com excesso de peso e encaminhados para o programa de intervenção de exercício físico, denominado PEPA. Este consistiu no acréscimo de uma aula de 45 minutos semanais às duas aulas de Educação Física já existentes no currículo Nacional, perfazendo assim um total de 180 minutos de exercício por semana. Dos 72 alunos referenciados (15,5% da amostra) apenas 14 integraram o programa PEPA de forma regular. Os resultados foram considerados bastante relevantes na melhoria da aptidão física e na diminuição da massa gorda dos alunos em geral. No entanto, no que concerne à variável índice de massa corporal, as alterações não foram tão significativas, uma vez que alguns alunos aumentaram. Os trabalhos práticos desenvolvidos em contexto escolar são bastante úteis e fundamentais para uma maior sensibilização, consciencialização e prevenção da problemática do excesso de peso entre os jovens.por
dc.description.abstractAbstract - This research had as its main aim to conceive and to implement an intervention program in “Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros” (situated in a region near Sintra) and, consequently to know the physical fitness connected with health of all the pupils who attended the secondary school (7 th , 8 th and 9 th grades) and to assess the effects of the physical exercises in the control of overweight/body composition and in the improvement of the physical fitness among adolescents. In order to achieve the mentioned goal, it was carried out an evaluation of the composition of the body (weight/height, body mass index, perimeter of waist and % of fat mass) of all pupils of the 7th, 8th and 9th grades (465). The pupils also carried out some physical fitness tests from the set tests of Fitnessgram, in particular the endurance tests (to-and-fro) and the strength and abdominal endurance tests. All the pupils who were with the body mass index higher or equal to 24kg/m 2 were referred as overweight and were put on the physical exercises intervention program, called PEPA. This consisted of the addition of a 45 minute lesson (weekly) to the two lessons of Physical Education already contemplated in the current National Curriculum; thus, adding up to a total of 180 minutes of physical exercises a week. From the 72 pupils who were analyzed (15,5% of the sample), only 14 pupils took part in the PEPA’s program in a regular way. The results were considered quite relevant in the improvement of the physical fitness and in the decrease of the pupils’ fat mass, in general. However, in what concerns to the variable body mass index, the changes were not considerable, once some pupils increased their fat mass. The practical works, which were developed in school environment, are quite useful and essential to a higher raising of awareness and consciousness and prevention of the overweight problem among young people.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/997
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Desporto de Rio Maiorpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectExcesso de Pesopor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectÍndice de Massa Corporalpor
dc.subjectAdolescentspor
dc.subjectPhysical Fitnesspor
dc.subjectOverweightpor
dc.subjectBody Mass Indexpor
dc.titleMestrado em Desporto com especialização em Educação Física Escolar - O Excesso de Peso dos Adolescentes: Programa de Intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barrospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Maiorpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cláudia Vaz -Tese Mestrado EFE.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: