Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O nosso objectivo é evidenciar o percurso conceptual e metodológico de concepção
e desenvolvimento de um modelo de funcionamento, formação e investigação centrado na
figura de tutor, no âmbito da Fundação LIGA. Esta organização dirige-se a uma população
alargada, em múltiplas e diferenciadas situações de carência social, muitas portadoras de
deficiência, mas todas consideradas pessoas (corpo e singularidade individual e
coexistência social), conceito forte e fundador da actividade da instituição.
Se o critério conceptual e funcional da LIGA é a centralidade da pessoa, isso
significa que toda a acção se deve nortear pela partilha do projecto pessoal de sentido de
todos com quem trabalha. Justifica-se a adopção de um modelo de tutoria na medida em
que se acredita que este é capaz de potenciar as capacidades, escolhas e decisões que
vão concretizando o projecto de vida de cada um.
Questionamos, então, as fronteiras conceptuais do conceito de “tutor”. O tutor, como
figura modelar – reflexo do modelo da instituição – deverá ser descrito e entendido
através da análise de um conjunto de competências relacionais e técnicas que ecoam na
organização, sistematizando-as e dando-lhes forma, de modo a potenciar a sua
realização em todos os programas e por todos os seus membros. A questão que se impõe é saber quais são essas competências, evidenciá-las, procurando que sejam
consciencializadas e assumidas por todos.
Descrevemos neste artigo o processo utilizado na organização, para a concepção e
implementação de uma prática centrada na figura do tutor. É da procura de novos
caminhos, novas estratégias que se trata, e, fundamentalmente de construção de
conhecimento. - The purpose of this article is to point out the conceptual and methodological process
used to develop a kind of practice, training and research based on the tutor role, within
LIGA Foundation. This organization works with a large population, that has multiple and
diverse social needs, many of them with disabilities, but all of them looked as single
individuals (body and self-uniqueness and social coexistence), hard and founding concept
of the institution.
If the self-uniqueness is the conceptual and functional criteria of LIGA Foundation,
than all its practice should be guided by sharing each individual’s personal meaning
project. This tutorial model has its own justification because one assumes that in this way
it is possible to potencialise the capacities, choices and decisions that give meaning to the
self-life project.
The question is about the conceptual boundaries of the tutor concept. As a model
figure – that reflects the institutional model – the definition should be described and
understood through the analyses of technical and relational competencies that flow within
the organization. These competencies should be worked upon and shaped in such a way
that it empowers their use by every one at all departments. We need to know what those
competencies are, to show them up, looking forward that they become mindful and held by
everyone.
On this paper we describe the process used at the organization to conceptualise and
implement a practice centred upon the tutor’s role. Since our work relies on a dialogical knowledge construction process we look to find new ways and new strategies to promote
the development of a tutorial model.
Description
Keywords
Cultura organizacional Construção dialógica do conhecimento Modelo tutorial
Citation
AZEVEDO, Nair Rios; NASCIMENTO, Ana Teresa Brito - Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s). Revista Interacções. Nº7 (2007), p.97-115
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação